O que, até pouco tempo, pensava-se ser o futuro das organizações, hoje é o presente. É algo fundamental para que as empresas continuem vivas: a chamada "transformação digital". Esse processo, amedronta muitos gestores, mas nada mais é do que o uso de tecnologias digitais para solucionar problemas que já existiam como produtividade, gestão de equipe, agilidade, aumentar o alcance da empresa e garantir melhores resultados.
As empresas que já existiam antes do surgimento da internet são as que sofreram um maior desafio. Entretanto, a transformação digital é necessária para todos os negócios e consiste em muito mais do que uma fanpage e um site ou blog. Trata-se de uma mudança estrutural nas organizações, onde a tecnologia tem um papel fundamental na otimização dos processos, relacionamento com cliente, organização da equipe, etc.
E o que exatamente significa essa transformação, qual seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos de negócio da sua empresa? A tecnologia transforma cada vez mais a sociedade e, agora, as pessoas têm ainda mais acessos à chamada Inteligência Artificial (IA). Essa transformação digital está nas lâmpadas de wi-fi, na automatização da casa das pessoas, na assistente de voz que envia mensagem, fala da previsão do tempo e escolhe músicas para você.
Para as empresas, existem, pelo menos, quatro importantes pilares a serem elaborados na transformação digital: o cliente, os dados, a inovação e o valor. A interação dos clientes com as marcas mudou completamente nos últimos anos e eles passaram a interagir com as empresas, por isso, é preciso repensar no funil de marketing do seu negócio. Entender qual o caminho do cliente até a compra do seu produto, colocando-o como um ser ativo na interação é essencial.
Como sua empresa produz, gerencia e usa as informações que consegue com os dados que você consegue dos seus clientes, prospects, etc? As ferramentas de coleta e análise de dados proporcionam um amplo caminho para definir estratégias, entender o seu público-alvo e descobrir novos valores no seu negócio. Entretanto, é importante saber como utilizar essas informações de forma eficiente e dentro da nova lei LGPD.
Com tantas possibilidades à disposição do consumidor, ter um negócio inovador é fundamental. As metodologias ágeis oferecem a possibilidade de testar ideias antes de finalizá-las, o que possibilita uma economia para o empresário ao mesmo tempo que garante a validação dos clientes sobre o resultado final.
Por último, o pilar mais importante da transformação digital é o valor que o seu negócio entrega aos clientes. Ser coerente passa confiança ao seu público, mas ser maleável fideliza-o e mantém distante os concorrentes que poderiam parecer atraentes.
Por isso, não espere mais para consolidar a transformação digital no seu negócio. Mude e se mantenha à frente.
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