Começou segunda-feira (30) em Porto de Galinhas (PE) e vai até quarta-feira (2). no centro de convenções do Armação Resort, a segunda edição do Visit.Pernambuco Travel Show, um evento para fomentar os negócios e divulgar os atrativos do destino nordestino. Neste ano, especialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento promovido pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), terá como foco principal a retomada do turismo na região.
Segundo a organização, a expectativa é que sejam gerados mais de R$ 26 milhões em negócios para o setor nos três dias da feira. São esperados cerca de 200 profissionais e 60 operadores, entre buyers e suppliers. "O Visit.Pernambuco é um evento que visa capacitar e realizar rodadas de negócios com os principais operadores de turismo do Brasil", afirma Eduardo Tiburtius, presidente do Porto de Galinhas Convention.
Além dos mais de 70 expositores locais, o Visit.Pernambuco também terá a participação de 13 co-expositores que ficarão em um estande de 120 m² da Embratur, um dos apoiadores da feira de turismo. Eles irão mostrar as novidades dos municípios de Canela (RS), Foz do Iguaçu (PR) e São Sebastião (SP) e os atrativos dos Estados do Paraná, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Além disso, a proposta da feira também é mostrar os protocolos de segurança e higiene implementados no turismo local. Para garantir a segurança do evento em tempo de pandemia, a organização adotou diversos procedimentos rigorosos, como horários de chegada e saída distintos para não criar aglomeração, uso de máscara obrigatório, crachás entregues nos hotéis e agenda para rodada de negócios marcada através de um sistema próprio.
“Também reduzimos o público para atender os novos protocolos do setor de eventos, mas nem por isso deixaremos de lado o principal objetivo do Visit.Pernambuco, que é captar novos mercados para o destino de Porto de Galinhas. Estamos prontos para trabalhar e atender todos os envolvidos com segurança e responsabilidade”, garante Tiburtius.
Hoje, o balneário pernambucano é o quinto destino doméstico mais procurado pelos brasileiros. Mesmo na pandemia, não chegou a fechar completamente aos turistas. Em agosto, a Prefeitura de Ipojuca, a quem a vila pertence, liberou as barracas de praia e os passeios de jangada e de buggy. Em Minas Gerais, Porto de Galinhas é um dos cinco destinos de praia mais vendidos pelas principais operadoras, ao lado de Natal (RN), Fortaleza (CE), Praia do Forte (BA) e Maceió (AL).
No centro de convenções do Armação Resort, hotéis, pousadas, resorts, restaurantes e agências de receptivo estarão exibindo suas tarifas, serviços e novidades. Hoje, Porto de Galinhas tem mais de 17 hotéis, pousadas e resorts e recebe cerca de 1,2 milhão de turistas por ano. Os 15 km de belíssimas praias, a ótima infraestrutura de hospedagem e a excelência da gastronomia são os principais chamarizes do destino, que trabalha com ocupação de 70% por conta da pandemia.