O Festuris completou um ciclo de 30 anos. Como você avalia essa história?
A trajetória do evento teve, ao longo dessas três décadas, participação efetiva no crescimento e no desenvolvimento do turismo no mercado brasileiro. Temos muito orgulho e gratidão. Orgulho por tudo que foi construído e por ter certeza de que fizemos parte desse processo de construção. E gratidão por todo trade que sempre validou o nosso trabalho. Isso nos deu suporte para participar e evoluir na organização do evento e, dessa forma, fortalecer a indústria turística.
Qual foi a principal evolução do Festuris enquanto feira?
Foram os valores consistentes discutidos ao longo de nossa trajetória: a sustentabilidade, que começou a se discutir 30 anos atrás, e a inclusão, com a nossa preocupação constante em levantar bandeiras, como a LGBT. Somos a primeira feira no Brasil que tratou esse segmento dentro de uma feira. Outra contribuição significativa foi desde cedo compreender que a segmentação turística seria importante em tempos futuros. E foi o que realmente aconteceu. Hoje mais do que nunca nosso agente de viagens precisa ser um especialista. E nós compreendemos esse fator, enxergamos o futuro. Esse foi nosso grande diferencial enquanto feira. Viajar, pesquisar e observar as tendências do mercado. Outro fator importante foi o fato de termos tratado sempre o Festuris como uma feira de negócios e conteúdo, é esse conceito que temos no mercado. Também fomos o primeiro evento a trazer o sistema de agendamento, o que em termos de Brasil ainda não acontecia. Assim contribuímos decisivamente para que as evolução aconteçam. O Festuris é um lançador de tendências e novidades.
Qual é a principal bandeira da 31ª edição?
O Festuris não tem uma bandeira específica nessa edição. Falamos na sustentabilidade ambiental, também focamos um novo nicho de mercado, que é o Espaço Wedding. Lançamos ainda o espaço Termalismo e Bem-Estar, uma tendência que vem crescendo muito no Brasil. Teremos também uma área onde vamos proporcionar experiências e vivências aos participantes. Também trabalhamos com bastante afinco a área de conteúdo, uma preocupação que temos ao longo dos anos. Todas as nossas novidades estão inseridas dentro dessas bandeiras.
Quantos espaços da feira foram comercializados até agora?
A feira está com 95% de seu espaço comercializado. Estamos com 250 estandes vendidos, o que implica em torno de 2.500 marcas até o momento. Como devemos bater a meta pelos espaços que ainda estão sendo negociados, estimamos que fecharemos com 2.700 marcas.
Como funcionará o Espaço Wedding?
O Espaço Wedding é temático, onde estarão expondo destinos de casamento e luas de mel, além de operadoras que trabalham nesse segmento e grandes marcas. É um espaço que também terá agendamento obrigatório com buyers convidados. Só que, ao contrário do Luxury, será em um espaço aberto. Assim o participante da feira que se interessar também poderá marcar reuniões. Todos os expositores e buyers convidados estão condicionados a ter uma agenda preliminar.
Um dos destaques da Abav Expo foi a Vila do Saber. Como será a área de capacitação do Festuris?
O Festuris sempre teve essa preocupação constante com a parte de conteúdo. Temos as salas de capacitação, onde somente os expositores que solicitam têm o direito de uso. Mas, além disso, temos agregado à feira o Meeting Festuris, que ocorre no período das manhãs no Hotel Master Gramado. É uma oportunidade ímpar para os profissionais do trade buscarem conhecimento, discutir os principais assuntos do turismo e ampliar seu networking.
Como a feira tem tratado a questão da tecnologia?
A tecnologia tem sido um assunto permanente no Festuris. Temos um espaço específico junto ao Mice & Experience, com muitas informações e expositores ligados.
Por que a feira deste ano será aberta uma hora mais cedo?
A feira será aberta com uma hora de antecedência para proporcionar um tempo maior para negociações. Isso ocorre porque temos muitos expositores internacionais que reivindicam mais tempo de feira, considerando todo o deslocamento e investimento feito. Então, as opções que tínhamos era estender a feira para finalizar mais tarde como finaliza hoje. E para esta edição faremos a experiência de oferecer aos expositores mais tempo para geração de negócios.
Quantos agentes de viagens se inscreveram até agora?
Estamos com 4.500 agentes de viagens inscritos, mas sabemos que esse número se eleva bastante na segunda quinzena de outubro.