Aconteceu

ILTM Latin America: mercado de viagens de luxo celebra o dinamismo do setor

Crescimento de 14% em relação a 2018 demonstra o vigor e fôlego do mercado de viagens de alto padrão


Publicado em 21 de maio de 2019 | 17:53
 
 
 
normal

Os números da ILTM Latin America atestam o dinamismo do mercado de turismo de luxo, que se reuniu na última semana, de 14 a 17 de maio, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, para compartilhar novidades e fazer negócios.

"Nesta última semana não apenas realizamos 16 mil reuniões de negócios, mas apresentamos milhares de oportunidades para os latino-americanos terem o conhecimento de novos produtos de alto padrão de 65 diferentes destinos”, conta Simon Mayle diretor da ILTM Latin America.   

O evento reuniu 400 marcas de turismo de luxo de 65 países que desembarcaram em São Paulo com o objetivo de ampliar suas conexões com o mercado latino-americano, havendo cada uma participado de 54 reuniões de 15 minutos cada. 

Harold Torres, diretor do Mandarin Oriental Hotel Group para a América Latina, afirmou que estar no evento vale não apenas para apresentar as novidades, como por exemplo suas propriedades recém-abertas em Canouan (Caribe) e Lago di Como (Itália) – informação que hoje em dia pode ser facilmente acessada online –, mas para que todos tenham entendimento e diálogo com o mercado local, de maneira a receber melhor o cliente. 

"Eu vejo nesta edição mais buyers da América Latina, o que justamente atende nossa estratégia que é de nos aproximarmos mais deste mercado. Além disso, todos com ótima reputação e experiência”, completa Bertha Guerrero, diretora de vendas global da Rosewood Hotels & Resorts.  

Para Sheila Mueller, diretora de comunicação da associação 
The Leading Hotels of the World para o Brasiln, essa edição incrível tratou de um tema recorrente que os hotéis de luxo foram grandes precursores. Tivemos a chance de apresentar produtos novos e rever propriedades icônicas.

Novos produtos no Brasil também mostraram grande sinergia com o tema do evento: “Nossa experiência de bem-estar é exatamente o que a ILTM tem destacado: a conexão com a natureza no resgate do essencial. Estar presente foi também importante para abrirmos novas frentes de mercado junto aos chilenos e argentinos principalmente.”, explica Lorena Trindade, do Rituaali Clínica & Spa.

Estreantes também avaliaram positivamente a feira. "A ILTM correspondeu com nossa expectativa de iniciarmos os laços de relacionamento com novos clientes, mas por meio dos agentes de viagem, que se surpreenderam com um produto tão autêntico a poucas horas das mais importantes capitais brasileiras", salienta Fábia Raquel, da Fazenda Santa Vitória, em Queluz (SP). 

BUYERS

O papel dos agentes de viagem nunca foi tão importante, sejam as operadoras ou buyers individuais, de modelo pequeno de negócio, as chamadas agências butique. O serviço de customizar uma viagem, com o valor do expertise agregado, é o grande diferencial do trabalho desses profissionais. Dentre os 400 agentes de viagem, 25% eram novos, que chegaram de 40 cidades, 14 países diferentes: 22 no Brasil e 18 da América Latina, de países como Equador e Guatemala, ambos estreantes no evento. 

“O evento foi fantástico e nos trouxe a oportunidade de conhecer fornecedores de qualidade, para que tenhamos ferramentas para transformar os sonhos de nossos clientes em realidade”, afirma José Maria Tenzeno, da agência Brickell Travel, baseada na Cidade do México.

Lucas Ochoa, da Biblos Travel, corrobora com a avalição do mexicano.

"Achei a ILTM Latin America muito organizada, com eventos e atividades paralelos criativos e interessantes, e o mais importante, frequentada por gente respeitosa e amável.”


TEMA

Vera Gattaz, da L’Espace Tours, fez questão de ressaltar temática. "O tema escolhido, Back to Life (De Volta à Vida), só agrega positivamente o negócio. Estamos numa nova era de voltar às nossas raízes, a nossa família, à sustentabilidade, coisas básicas as quais nos distanciamos mas que agora são as diretrizes do momento. Os clientes clamam silenciosamente para este sentido nas viagens e nós temos por obrigação adicionar esse valor da melhor forma possível".

“Notei que todos os expositores e a ILTM estão bastante alinhados com o tema. Não há mais plástico e as lixeiras são de coleta seletiva”, acrescenta Kilian Sohn Neto, da Cosmos Viagens e Turismo. 

O tema desta edição foi uma ode ao bem-estar e ao incentivo à reconexão com o “eu” por meio da natureza. “Observamos que muitas pessoas estão viajando a destinos como Amazônia, Patagônia e Escócia. Há uma busca por oportunidades de detox, no sentido de dar uma desacelerada no uso de gadgets e tecnologias, e investir em experiências reais de conexão com o entorno e nós mesmos.”, destaca Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America.
A próxima edição já tem data marcada: 5 a 8 de maio de 2020, no mesmo local, o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!