
Em busca de inovação, cashback se torna alternativa para as empresas
Estratégia de retorno de valores ao comprador mobiliza mais de 6,4 milhões de negócios no país
Conquistar um novo cliente, na maioria dos casos, é mais difícil do que manter um atual. Por isso, a todo momento surgem novas plataformas, aplicativos e metodologias que buscam tornar as empresas mais atrativas aos olhos do consumidor. Uma das práticas que tem se tornado muito popular no país é o cashback.
O termo, oriundo do inglês, significa “obter o dinheiro de volta” e funciona assim: o cliente faz uma compra em uma loja que oferece esse programa e ele recebe de volta parte do dinheiro gasto. Essa prática surgiu nos Estados Unidos e começou a funcionar no Brasil em 2007, desde então o segmento cresceu progressivamente. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em 2019 o país já tinha cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas de cashback. Na última Black Friday, a operação se popularizou e empresas como Visa e Magazine Luiza investiram no cashback.
Normalmente para aderir a esse sistema, a empresa deve se tornar parceira de uma organização que vai intermediar a operação entre a loja e o consumidor. A Méliuz, por exemplo, que é uma startup brasileira especializada em cashbacks, emite cupons de desconto e disponibiliza parte do valor de volta nas lojas parceiras do portal, como Americanas e Renner. A própria empresa também pode oferecer o seu sistema de devolução, como é o caso dos bancos Inter e Original, que possuem plataformas próprias de vantagens para os clientes.
A ação pode ser uma ferramenta para promover um produto específico e melhorar a satisfação do cliente. A Vivo utilizou essa estratégia durante a Black Friday e ofereceu até 100% de cashback para quem contratasse ou renovasse a assinatura do Plano Vivo Easy. A ação foi uma forma de impulsionar as vendas.
Já para as empresas em expansão, pode ser uma estratégia para alavancar os negócios, pois é uma forma de atrair mais visibilidade e mostrar as vantagens do estabelecimento para quem não o conhece. A empresa de cosméticos veganos Ekonativo teve uma queda de 30% no faturamento entre os meses de abril e agosto desse ano. Por isso, a partir de setembro a empresa aderiu ao sistema de devolução de parte do valor para os clientes e teve um aumento de 20% nas vendas.
No entanto, antes de implantar o sistema, é importante fazer um estudo das condições de pagamento e margem de lucro da empresa. Dessa forma, é possível mensurar os ganhos que serão obtidos com a ação e garantir que não haverá prejuízos ao restituir parte do valor das compras aos clientes.
Por ser uma ação relativamente nova e ainda em crescimento no país, algumas organizações podem ser resistentes quanto à sua aplicação e reais vantagens para os negócios. Porém, em meio à tanta concorrência, o cashback tem se tornado um diferencial. Por isso, investir em estratégias como essa para atrair e fidelizar o cliente é essencial para o sucesso e a lucratividade do empreendimento.

