Atualmente, muito se fala sobre a experiência do consumidor e sua importância na construção da marca. É possível ver que as empresas investem, cada vez mais, em estratégias para criar um relacionamento com os consumidores. Mas o que muitas companhias ainda não perceberam é que a experiência dos funcionários é peça fundamental para alcançar o sucesso do cliente.
O termo “experiência do colaborador”, do inglês “employee experience”, tem se mostrado como uma nova tendência para o mundo corporativo. Esse conceito refere-se ao conjunto de iniciativas que visam a uma melhoria no clima organizacional com foco no desenvolvimento de cada colaborador.
Segundo o relatório LinkedIn Global Talent Trends 2020, 96% dos profissionais afirmam que esse termo se tornou mais relevante no último ano, porém apenas 52% dizem que sua empresa consegue oferecer uma experiência positiva de trabalho. Isso mostra que muitas empresas ainda não perceberam a importância de valorizar os funcionários e os benefícios dessa ação.
Uma vez que o conceito aborda a forma como os empregados serão tratados no ambiente de trabalho, essa ação contribui para manter a equipe engajada e com menor rotatividade. As empresas que se dedicam a fornecer uma boa experiência para os colaboradores tendem também a ter uma cultura organizacional mais forte e um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado.
É o caso da Hotmart, plataforma de venda e distribuição de produtos digitais, que tem como parte da cultura empresarial o desenvolvimento da carreira dos colaboradores, por meio de incentivos à educação, de ações voltadas para o bem-estar e de diversão.
Outro ponto que reforça os benefícios é que, ao investir no “employee experience”, a empresa se torna mais atrativa para que novos talentos queiram trabalhar lá. Com diversas organizações surgindo a cada dia, conseguir atrair os melhores profissionais é um grande diferencial.
Além disso, o estudo “O impacto financeiro de uma experiência de funcionário positiva”, da IBM, empresa norte-americana voltada para a área de informática, indica que as organizações que investem em seus funcionários obtêm o dobro do retorno de vendas.
Vale ressaltar que essa prática não é realizada rapidamente, é um processo longo e que demanda o empenho da equipe de recursos humanos e da liderança. Proporcionar uma boa experiência para os funcionários é um princípio que deve ser inserido na cultura da corporação e disseminado entre toda a equipe.
Uma vez que os consumidores agora exigem ter relações mais profundas com as empresas, é essencial que os funcionários se sintam engajados e motivados para proporcionar boas vivências para os clientes e, dessa forma, a empresa possa alcançar os objetivos esperados.
Tópicos relacionados
Recomendadas para você
LEIA MAIS
- Sobrecarga de informações: como evitar
- Multichannel e omnichannel: quais são suas aplicações
- Pós-pandemia: como aumentar motivação no trabalho
- Importância da saúde mental nas organizações
- Como melhorar processos maximizando recursos e reduzindo custos
- A importância do marketing verde para as empresas
- O metaverso nas empresas
- Estimular cultura da inovação para se destacar no mercado
VER TODOS