E o fim de 2012 aponta na reta final. Pouco mais de dois meses, e, novamente, mudamos o calendário. Nesta época acontece a tradicional eleição, que aponta o Carro do Ano 2013, uma promoção da revista "Auto Esporte", publicada pela Editora Globo, e da qual os jornais, O TEMPO, Pampulha e Super Notícia fazem parte, por meio de nossa representação no corpo de jurados.
O título tem grande representatividade, e o campeão colhe os frutos durante todo o ano seguinte por meio de campanhas publicitárias e de marketing de forma geral. Os vencedores serão conhecidos na noite de hoje, durante evento que promete ser dos mais prestigiados e que acontecerá no Mube - Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo.
Na próxima edição, traremos a reportagem completa do que aconteceu no evento. São cinco as categorias principais de premiação: carro do ano, carro premium do ano, utilitário do ano e picape do ano. Nas duas últimas edições, a Fiat levou a melhor e trouxe para sua casa, em Betim, troféus para o Novo Uno (2011) e o Novo Palio (2012).
Este último sofreu acirrada disputa com o Chevrolet Cruze, da GM, mas sagrou-se campeão por pequena vantagem. Para esta noite, são enormes as expectativas. Tudo porque, diferentemente do que aconteceu na última edição, neste ano, o mercado esteve (e está) muito mais aquecido em termos de lançamentos. Quando poucos modelos são apresentados no período, o título acaba ficando nas mãos da maior novidade, que não necessariamente representa o melhor pacote, que inclui estilo, custo-benefício, inovações e o peso com o qual impacta o segmento como um todo. É importante ressaltar que o contexto em que está inserido o lançamento deve ser - e é - levado em conta na hora da escolha. Mas, desse mal, a eleição de 2013 do Carro do Ano não sofrerá.
Desde janeiro, com a apresentação, ainda que estática, do novo EcoSport e o registro da abertura do calendário para novos lançamentos, ficava claro que o ano seria muito movimentado. Desde então, portanto, a imprensa especializada não para de publicar novidades. É importante salientar que não se elege simplesmente votando neste ou naquele produto, mas deve-se seguir um roteiro e atribuir notas em um total de 25 pontos a cada um dos cinco selecionados para cada categoria.
Dessa forma o eleitor não tem como saber o peso de suas notas na contagem geral para a consagração do veículo que concorre ao prêmio. Cinco carros estão no páreo pela disputa do título principal: Chevrolet Sonic, Citroën C3, Hyundai HB20, Peugeot 308 e Toyota Etios.
Na disputa pelos títulos de carro premium e utilitário-esportivo do ano, estão modelos como o EcoSport, o novo Fusion e as picapes S-10 (Chevrolet) e Ford Ranger, dentre outros. Segundo a revista promotora do prêmio, veículos inéditos e modelos que passaram por mudanças significativas ao longo dos últimos 12 meses participam dessa e das demais categorias da premiação, que, neste ano, chega à 46ª edição. A chancela dos auditores da Price WaterhouseCoopers (PwC), responsável pela apuração dos votos e sigilo dos mesmos, confere ainda mais credibilidade à premiação. A hora se aproxima. E o Carro do Ano 2013 vai para...
Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
O portal O Tempo, utiliza cookies para armazenar ou recolher informações no seu navegador. A informação normalmente não o identifica diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada. Uma vez que respeitamos o seu direito à privacidade, pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Para mais informações, revise nossa Política de Cookies.
Cookies operacionais/técnicos: São usados para tornar a navegação no site possível, são essenciais e possibilitam a oferta de funcionalidades básicas.
Eles ajudam a registrar como as pessoas usam o nosso site, para que possamos melhorá-lo no futuro. Por exemplo, eles nos dizem quais são as páginas mais populares e como as pessoas navegam pelo nosso site. Usamos cookies analíticos próprios e também do Google Analytics para coletar dados agregados sobre o uso do site.
Os cookies comportamentais e de marketing ajudam a entender seus interesses baseados em como você navega em nosso site. Esses cookies podem ser ativados tanto no nosso website quanto nas plataformas dos nossos parceiros de publicidade, como Facebook, Google e LinkedIn.
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, necessitam de seu consentimento para serem executados. Para saber mais acesse a nossa Política de Privacidade.