RAIMUNDO COUTO

Um sonho a mais

O público poderá ver de perto o carro de corrida de Fórmula 1 MP4/5 número 27 que o piloto Ayrton Senna ganhou numa aposta com Ron Dennis após vencer o GP de Monza de 1990


Publicado em 26 de setembro de 2018 | 03:00
 
 
 
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Vem aí mais uma edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 8 e 18 de novembro. Como em tantas outras edições, essa também estará recheada de novidades e entre elas uma se destaca: a presença da marca Senna, que estará no Dream Lounge, e mostrará, pela primeira vez para o público brasileiro, o novo superesportivo McLaren Senna, o modelo radical, ousado e completo produzido pela fábrica inglesa. 

Além do exclusivo esportivo, o público poderá ver de perto o carro de corrida de Fórmula 1 MP4/5 número 27 que o piloto Ayrton Senna ganhou numa aposta com Ron Dennis após vencer o GP de Monza de 1990. “O McLaren Senna foi escolhido a dedo para representar a marca Senna na categoria de superesportivos. Estamos muito felizes de poder trazer este carro ao Brasil para que os fanáticos por carro e fãs de Ayrton Senna possam vê-lo mais de pertinho. Durante todo este ano fizemos eventos para mostrar o carro ao redor do mundo, e o Salão do Automóvel não poderia faltar”, afirma Bianca Senna, sobrinha de Ayrton Senna.

Criado para definir um novo padrão entre os esportivos que nascem das pistas e por ter sido completamente inspirado no comportamento diferenciado e competitivo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o novo McLaren Senna é o carro de estrada mais rápido de toda a história da McLaren: atinge velocidade máxima de 340 km/h e acelera de 0 a 200 km/h em apenas 6,8 segundos. O motor é um 4.0 V8 biturbo, com 800 cv de potência máxima (a maior entre todos os modelos de rua da marca). Todas as partes da carroceria são feitas de fibra de carbono, contribuindo para fazer dele o automóvel mais leve da McLaren desde o mítico F1: são apenas 1.198 kg.

Outro diferencial é o sistema de escape com três canos que saem pelo deck traseiro, liberando ineditamente os gases pelo lado de cima da carroceria, em ângulo que favorece a aerodinâmica e melhora o resfriamento do motor, visível por fora por meio de uma cobertura leve de policarbonato.

Dentro do cockpit do McLaren Senna, a engenharia extrema é clara. O volante de três raios é semelhante ao do modelo 720 S, shift-paddles e livre de botões e interruptores. Os mecanismos de abertura das portas e de acionamento das janelas foram instalados num console montado no centro do teto, onde ficam também outras funções vitais do carro, incluindo o botão do modo Race e até o comando para acionar e desligar o motor.

O piloto Bruno Senna participou do desenvolvimento do carro e pilotou o carro na pista: “O McLaren Senna honra meu tio por ser absolutamente focado no piloto e em sua conexão total com o veículo. Esse engajamento, essas pistas sensoriais às quais o motorista responde e das quais ele depende, toda a experiência imersiva, estiveram no centro do desenvolvimento”. 

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