Abap lança diretriz de compliance
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) lançou, na segunda-feira (25), em Belo Horizonte, um documento com diretrizes para que as empresas da área adotem um programa interno de governança e compliance, ou seja, medidas de prevenção e combate a fraudes e corrupção. “O compliance é uma forma que os empresários encontram de criar normas, regras que melhorem a governança nos seus negócios e na comunicação brasileira”, afirmou Alexandre Gibotti, diretor executivo da Abap.
Dirigido a agências de todo o país, o documento “Diretrizes de Compliance: Guia de Boas Práticas para o Mercado Publicitário” foi uma iniciativa da Abap de Minas Gerais elaborada pela Fundação Dom Cabral (FDC). Segundo Adriana Machado, presidente da Abap-MG, cada empresa pode adaptar as regras à sua realidade. “A grande contribuição desse documento é que ele traz um check-list de tudo que a empresa deve fazer”, explicou.
Assembleia cria movimento
A Casablanca Comunicação assina a campanha institucional de valorização dos potenciais de Minas e dos mineiros que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Reconhecendo que o momento de crise não diz respeito somente à esfera econômica, mas, também, ao agravamento da desconfiança da população em relação às instituições e ao pessimismo em relação às perspectivas para o futuro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança o movimento Minas Demais – ele atuará com uma força de propagação associada ao anúncio de ações institucionais promovidas pela ALMG em articulação com outros poderes e com a sociedade.
“Nesse sentido, serão trabalhadas duas frentes: uma que diz respeito à recuperação da confiança e do otimismo necessários aos investimentos em Minas em benefício da população; e outra que encaminha propostas objetivas para a retomada do desenvolvimento social e econômico do Estado”, comenta Luísa Luna, diretora de comunicação institucional. As peças vão trazer personagens mineiros, de vários segmentos, que têm trabalhos significativos em suas áreas.
Drogaria Araujo investe em ação para promover hábitos saudáveis
A Drogaria Araujo será o principal ponto de Estações Grin em Belo Horizonte. A empresa de micromobilidade conta com 135 mil veículos e atua na América Latina e grandes cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Desde o último dia 22, as lojas da Araujo da região Centro-Sul começaram a apresentar o serviço. Além disso, todas as demais unidades dentro do perímetro da avenida do Contorno estão sendo contempladas. De acordo com Silvia Araujo, diretora administrativa da rede de farmácias, o objetivo é agregar mais um serviço para os clientes. “Buscamos todos os dias encantar nossos clientes, atendendo suas necessidades. Isso inclui parcerias como essa, que promovem hábitos saudáveis e contribuem para uma melhor mobilidade urbana”, explica.
McDonald’s pega carona em anúncio de turnê e cria campanha de oportunidade
Aproveitando o retorno da dupla Sandy & Junior aos palcos, a DPZ&T criou uma campanha de oportunidade para o McDonald’s. Na última semana, a agência pegou carona na turnê anunciada da dupla Sandy & Junior e lançou o combo “Sundae & Junior”. A oferta consiste na venda de um sundae e um sanduíche Chicken McJunior. A ação de marketing da marca contou com publicações no Facebook, Instagram e Twitter. Além da imagem do combo, o McDonald’s usou o texto “pronto, agora ninguém vai ficar de fora. Vamo pulá pro Mc”, fazendo referência a uma das músicas mais famosas da dupla. O show dos irmãos voltou a ser pauta durante a semana, quando a Justiça resolveu investigar a venda de ingressos suspeitando de esquema que favorece cambistas.
Renault alivia pressão de pais e mães em iniciativa da DPZ&T
A Renault lançou uma campanha dirigida a quem está vivendo um momento de grande mudança: aquele que acabou de ter filhos ou está prestes a ser pai ou mãe. Mais do que apenas vender carros, o objetivo da marca é criar maior afinidade com a audiência. O início do projeto se deu no México, onde a Renault reuniu suas agências e equipes de marketing dos quatro países participantes (Argentina, Brasil, Colômbia e México) com o propósito de definir a estratégia e o conceito que guiariam a campanha. Dentre as propostas apresentadas, a criada pela DPZ&T “Pais (Im)perfeitos a bordo” foi a escolhida para ser desenvolvida. A jornada do consumidor é baseada em mensagens de segmentações estabelecidas e sinais digitais enviados pelo usuário.
Aposta
O publicitário Roberto Bastianetto é o novo subsecretário de comunicação do Estado. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, ele trabalhou em agências de publicidade em Minas Gerais e São Paulo, tendo expertise no atendimento e planejamento de contas públicas, clientes privados no segmento de varejo e na gerência de comunicação do Ministério da Saúde em Brasília. O profissional também atuou na assessoria de comunicação de deputados e em diversas campanhas políticas.
Comunicar é preciso
O Brasil viveu em 2018, e ainda vive, uma de suas maiores crises econômicas e de confiança desde a era do Plano Real, que colocou fim ao período de hiperinflação, no início dos anos de 1990.
O ano de 2019 iniciou-se na expectativa de que realmente algo novo viria, mas ainda estamos mergulhados no reflexo da negatividade e dos problemas pessoais. Vivemos agora uma espécie de “claustrofobia de notícias ruins”, em que todos ainda se sentem sufocados.
Porém, trabalhemos todos para recuperar algo que o momento socioeconômico, infelizmente, nos roubou: a certeza do quanto Minas Gerais é forte, vanguarda e futuro.
Deverá vir de nós, mineiros, movimentos para recuperarmos a confiança nas instituições e pessoas; o desejo de investir e dar emprego; a sabedoria de planejar o futuro; a força para competir; redescobrir o dom de sermos artistas.
E, mais uma vez, a comunicação tem participação fundamental na resolução de muitos problemas pelos quais passamos. Parte das respostas passa pela comunicação. Para informar sobre as reformas necessárias, estimulando debates que realmente tenham conteúdo; para provocar a retomada do otimismo da população; para auxiliar a volta do crescimento das empresas, para mobilizar-nos em torno de projetos positivos.
Entretanto, o que temos visto até agora é uma falta da devida atenção e valorização dessa ferramenta tão valiosa que está à disposição dos empresários, dirigentes de classe e governantes.
O mercado mineiro já deu diversas mostras que é formado por profissionais brilhantes, seja na publicidade, jornalismo ou relações públicas. Precisamos usar todas as disciplinas para obtermos êxito em momentos tão difíceis.
E, ao contrário do que muitos vêm pensando, a comunicação digital não se sustenta sozinha.
Competência e criatividade não nos faltam. Principalmente às agências de propaganda que, sob condições adversas impostas pela realidade em Minas Gerais, realizam trabalhos de qualidade que nada ficam a dever no cenário nacional.
A chamada “indústria da comunicação” é transversal, interagindo com todos os demais segmentos da economia. É geradora de capital intelectual, movimenta uma infinidade de empresas, gera milhares de empregos. Merece respeito e está pronta para cumprir seu papel no processo de reconstrução de Minas Gerais e do Brasil.
Comunicação não é problema, é parte da solução.
Juliano Sales
Diretor da Casablanca Comunicação