O que é a Alagev e como é a atuação da entidade no mercado de viagens corporativas?
A Alagev é uma associação privada sem fins lucrativos, que reúne players dos setores de eventos e viagens corporativas (empresas, profissionais e fornecedores). O propósito é disseminar conteúdo de qualidade, capacitar o segmento e promover as melhores práticas para o mercado, tornando-o mais antenado com as necessidades dos profissionais e empresas e contribuindo para seu desenvolvimento e maturação. Dentro de nosso escopo, mantemos dez comunidades de trabalho, cada uma voltada para uma área de atuação que permeia a cadeia do setor. A Alagev é hoje a principal associação de viagens corporativas e também tem forte atuação no segmento Mice (Meetings, Incentives, Congress and Exibitions).
Quem são hoje os associados da Alagev?
Profissionais atuantes em toda a cadeia que engloba o segmento de viagens e eventos corporativos. Na Alagev, esses profissionais são classificados como clientes (gestores de viagens e eventos corporativos), responsáveis por negociar acordos e fazer relacionamento com companhias aéreas, hotéis e transfers, entre outros, e fornecedores, responsáveis por oferecer soluções e serviços para esses buyers.
A Alagev também tem um braço em Minas Gerais. Por quê e como é sua atuação?
Sim, hoje temos um grupo de gestores de viagens localizado em Belo Horizonte, formado por aproximadamente 30 representantes de grandes empresas. A Alagev tem um programa de expansão no Brasil, com o objetivo de conectar todos os diferentes mercados. Minas Gerais possui um grupo de profissionais gabaritados e superatuantes.
A gestão de viagens é hoje um dos pontos importantes para empresas controlarem seus gastos. Como se faz uma gestão corporativa eficiente?
As viagens corporativas figuram entre o terceiro e o quinto principal gasto de uma empresa. Por isso, a gestão eficiente é um ponto relevante para compor os budgets. É importante ressaltar que, na visão da Alagev, viagens não são consideradas gastos pelas empresas, e sim investimentos. Como adequar e melhorar esse investimento é o desafio.
Quais as principais mudanças pelas quais passou o setor nos últimos anos?
O setor de viagens vem se transformando rapidamente com a influência da tecnologia. Os processos estão cada vez mais automatizados, e o olhar da gestão, que era voltado para a empresa, agora é para o viajante: segurança, bem-estar, produtividade e engajamento. Balancear os custos e as experiências do viajante é uma tarefa que exige atenção e dedicação de um profissional qualificado. Na área de eventos, a transformação também é na experiência do participante, com eventos mais personalizados e focados.
O mercado de viagens corporativas cresceu 3,7% no primeiro trimestre deste ano. Quais os fatores colaboraram para esse crescimento?
No início de 2019 realizamos um estudo que apresentou o otimismo do setor de viagens e eventos corporativos. Os players estavam com uma perspectiva bastante positiva sobre o desempenho do segmento, e essa pesquisa confirma o entusiasmo do setor. O ano começou com crescimento de 4,8%, mas em março o índice voltou ao patamar de 3,7%. Embora o índice seja mais elevado do que no mesmo período do ano passado, há uma redução de quase 1 ponto de crescimento.
Esse foi um dos resultados apurados pela pesquisa que a Alagev fez em parceria com Mariana Aldrigui, professora da Universidade de São Paulo (USP). O que mais revelou esse estudo? A pesquisa a revelou também que há uma tendência de queda, já que o cenário político-econômico ainda é incerto, principalmente ao que se refere à aprovação das reformas propostas, em especial a da Previdência. Porém, ainda assim o número será positivo.
O atual cenário macroeconômico está ajudando ou atrapalhando o setor?
As viagens e os eventos corporativos estão diretamente ligados ao cenário macroeconômico. A partir do momento em que budgets de empresas começam a ser impactados, há a reorganização no fluxo de ações. Contudo, a Alagev mantém a mensagem de que é preciso ação por parte de empresas, empresários e profissionais do setor. As viagens e eventos corporativos são responsáveis por grande parte do share do turismo, o que contribui para o desenvolvimento do país e geração de negócios e renda.
São Luís
Feijoada do Maranhão
Um dos eventos gastronômicos mais tradicionais do calendário turístico de Minas, a 5ª Feijoada do Maranhão tem data marcada para ocorrer em São Luís: dia 22 de junho, no Hotel Rio Poty.
Campanha
Azul da cor do mar de Alagoas
Abi-AL e Azul Viagens promoveram o destino nordestino em Belo Horizonte no último dia 4. O evento reuniu agentes de viagens e hoteleiros oriundos de Maceió, Maragogi, Ypioca, praia do Francês e Barra de São Miguel, que exibiram suas novidades e serviços.