Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Música

‘Do tamanho do mundo’

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Makely Ka
Multifacetado: músico Makely Ka apresenta canções de seu último disco no Teatro Bradesco
PUBLICADO EM 18/04/15 - 03h00

A frase que dá título a esta matéria foi retirada de um clássico da literatura brasileira (“O sertão é do tamanho do mundo”, diz o personagem Riobaldo em “Grande Sertão: Veredas”, obra de Guimarães Rosa). O último disco do piauiense radicado em Minas Makely Ka, 39, tem tudo a ver com o agreste das Gerais. O artista percorreu de bicicleta os 1.700 km que o jagunço Riobaldo faz no livro de Rosa e, a partir desta experiência, concebeu “Cavalo Motor”, sucessor de seu disco de estreia, “Autófago” (2008). Um ano depois do lançamento, Makely se prepara para registrar em DVD o show baseado no álbum, na próxima sexta (24), no Teatro Bradesco.

Definir “Cavalo Motor” é um processo inglório. As referências vão do cancioneiro nordestino e mineiro ao cinema de figuras como Cláudio Assis e Glauber Rocha. Além disso, ainda há toda a pesquisa de Makely em sua jornada no sertão.

“Foi um trabalho de campo, coisa pouco usual na música. Em geral, não temos esse hábito, já apresentamos um conjunto de canções pressupostamente prontas. Nesse disco, resolvi ir a campo pra me contaminar, me inspirar, tentar encontrar referências que eu estava buscando”, ressalta o músico.

Ademais, Makely comenta que o empenho ainda gerou desdobramentos. “Fiz o trajeto de bicicleta para me aproximar das pessoas, ter um contato maior com a natureza. Nem sabia se ia gerar um disco e acabou indo além da concepção musical”. A incursão no agreste rendeu ao artista, além do álbum, uma exposição, um futuro livro e um documentário que começará a ser gravado em junho. Makely ainda não sabe, mas a película deve ser lançada juntamente com o concerto, em um box.

Parcerias
O show da próxima sexta-feira terá algumas participações especiais. As cantoras Suzana Salles, Titane e Ná Ozzetti dividirão o palco com o cantor. “Já estive no palco com todas elas e todas gravaram músicas minhas. Nossa relação é próxima”, comenta.
Considerada uma das maiores cantoras do país na atualidade (“Levo um sustinho quando ouço isso, mas fico feliz”), Ná Ozzetti se mostra empolgada com a parceria. “Para mim, é fundamental essa troca. Sempre gostei de participar de projetos com outros artistas e é até natural, porque são trabalhos que me estimulam e de pessoas, como o Makely, que admiro”, salienta a cantora, que promove dois álbuns colaborativos este ano e deve lançar disco solo em 2016.
Além da participação da tríade, o registro em DVD do show “Cavalo Motor” terá a presença de músicos convidados, como a percussionista Analu Braga e outros amigos do artista.

Makely Ka
Teatro Bradesco (r. da Bahia, 2244, Lourdes, 3516-1360). DIa 24 (sexta), às 21h. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Gratuito para os que forem ao show de bicicleta

O que achou deste artigo?
Fechar

Música

‘Do tamanho do mundo’
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter