Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Lançamento literário

Pluralidade de escritores 

Livro “Remetente Nº15”, que será lançado hoje à noite, na capital, segue o mesmo enredo sob 14 óticas distintas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
H-
Organizador Paulo Morais é de Juiz de Fora, na zona da Mata
PUBLICADO EM 23/04/15 - 03h00

Um investigador criminal encontra 14 cartas, escritas por diferentes remetentes. Esses indivíduos, apesar de não se conhecerem, integram a mesma história. Com os documentos em mãos, Demétrio agora tem a missão de descobrir por que os emissores desapareceram. A sinopse de “O Remetente Nº15”, livro que será lançado hoje à noite, em Belo Horizonte, poderia facilmente ser a de mais um livro policial. Porém, a publicação traz algo inovador: 14 pessoas, quase que desconhecidas e de diferentes locais do Brasil, escreveram as cartas, que culminam no desfecho surpreendente da investigação.

Para o idealizador da obra, o bacharel em cinema Paulo Sérgio Morais, 31, a construção do projeto é algo que destoa das publicações atuais. “Já vi coletâneas em que vários autores escreveram o mesmo livro, mas as histórias não tinham ligações entre si”, garante ele, que desenvolveu a ideia ao lado de Guilherme Oli, parceiro nos livros “Condicional” e “Remoto e Improvável”. Enquanto Morais foi responsável pela direção criativa, Oli ficou por conta da artística.

E a participação desse coletivo de escritores, que contou ainda com as ilustrações de Cynthia Fernandes, vai além do processo criativo. “Eles também colaboraram na captação de recursos”, aponta Morais, explicando que o livro foi impresso graças ao financiamento via Catarse. “A gente definiu uma data e um valor. Até conseguir o recurso completo foi muito tenso, porque ficamos com medo. Depois que conseguimos, ficou tudo mais tranquilo. Foi uma etapa muito cansativa, mas gratificante, porque todos participaram intensamente”, garante.

Plural. Escrito por diversas mãos, o “Remetente Nº15” é essencialmente heterogêneo. Afinal, ele conta com representantes do Rio de Janeiro, Curitiba, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. Inclusive, dos três escritores mineiros, Felipe Pedrosa e Luiz Cabral são jornalistas do Super Notícia, jornal pertencente ao grupo Sempre Editora. Juliano Nicoliello completa o time de autores das alterosas.

A pluralidade da obra literária, que é o debute de boa parte dos escritores convidados, surpreendeu positivamente o próprio idealizador. “Já sabia que o pessoal era talentoso, mas minha expectativa foi além pela qualidade do trabalho e pela diversidade de gêneros. Só fui orientando e deixei os autores à vontade para aceitarem as minhas sugestões”.

Apesar de o lançamento em terras mineiras ser hoje, a primeira impressão do livro está praticamente esgotada e, por isso, uma nova tiragem já é cogitada. “Pensamos em parcerias para a próxima edição e também trabalharmos com e-book”.

Agenda

O quê. Lançamento do livro “Remetente Nº15”

Quando. Hoje, a partir das 19h

Onde. Balaio de Gato (Mercado Distrital do Cruzeiro, rua Ouro Fino, 452, Anchieta)

Quanto. Entrada gratuita

O que achou deste artigo?
Fechar

Lançamento literário

Pluralidade de escritores 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter