Em minha vida profissional já testei muitos carros, caros, baratos, grandes, pequenos, possantes e até alguns bem lerdos, mas o Mustang merece estar na prateleira acima da dos convencionais. Não é para menos. Ele representa um sonho de toda uma geração, que cresceu desejando o esportivo e que jamais teve acesso ao modelo, podendo admirá-lo, apenas, por fotos ou nas telas de cinema. Ele mal chegou ao mercado e já registra números para lá de alvissareiros – já foram comercializadas cerca de 500 unidades, quase o dobro do que o arquirrival Chevrolet Camaro vendeu em todo o ano passado. Nada mal para um carro que custa R$ 299,9 mil.
O motor V8 do esportivo da Ford mexe, de verdade, com o imaginário das pessoas. Assim que deixei a Pisa Ford, concessionária que apoia a montadora na relação com a imprensa especializada em Belo Horizonte. não imaginava que me tornaria uma atração ambulante por todo lugar que passasse e, muito mais, ainda, quando estacionava o nada discreto Mustang. Crianças e adultos, homem ou mulher, quem via o carro se aproximando já logo dizia apontando. “Olha lá, é um Mustang”! Como se fosse um velho conhecido dessas pessoas há tempos, independentemente se são ou não ligadas em automóveis. Um ícone de verdade.
A versão de acabamento do Mustang vendido no Brasil é a GT Premium, a top de linha do modelo. Os equipamentos disponíveis em nada ficam devendo a parafernália eletrônica dos esportivos alemães de alta estirpe. Com 466 cv, o motor V8 do Mustang ronca forte ao mínimo toque no pedal do acelerador. Na frente, o conforto para dois ocupantes é total. Atrás, cabem duas crianças, e só. Se levarmos em conta o emblema que envolve o ícone, o preço é até razoável para um esportivo com suas características. Mas não há como falar dele se não assumir o volante e colocar a fera para rodar. Ao ligar o motor, os oito “canecos” produzem a sinfonia de uma orquestra que conta com três opções de modulação. Um barato! É um carro gostoso de dirigir ainda que embaixo do capô esteja disponível uma tropa, que pode fazer tremer o asfalto e proporcionar ao condutor velocidades mais perto da irresponsabilidade do que do juízo.
Mimos que fazem toda diferença
O câmbio automático de dez marchas tem opção de trocas sequenciais em botões atrás do volante, o escalonamento é adequado, e as trocas são pouco sentidas. Devagar ou rápido, dirigir o Mustang é uma curtição. Detalhes exclusivos do modelo, como a projeção do cavalinho no chão ao abrir as portas, fazem toda diferença. Outra sacada legal do esportivo é o ajuste de partida silenciosa, que inibe o barulho do motor para não incomodar a vizinhança pela manhã. Pelo painel 100% digital, o motorista ainda pode configurar a intensidade do ronco do V8 em cinco níveis. No mais alto deles, o ruído é amplificado pelo sistema de som do carro, que é outro show à parte.
Ficha técnica
Motor. Aspirado, movido a gasolina, 5.0 L com oito cilindros dispostos em V.
Potência máxima. 466 cv a 7.000 rpm.
Torque máximo. 56,7 kgfm a 4.600 rpm.
Câmbio. Automático de dez marchas. Tração traseira.
Aceleração. De 0 a 100 km/h: 4,3 segundos.
Vel. máxima. 250 km/h (limitada eletronicamente).
Peso. 1.783 kg.
Porta-malas. 382 L.