Uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (20 de agosto) permite que os táxis em Belo Horizonte usem a faixa exclusiva de ônibus por toda a avenida dos Andradas. A autorização já entra em vigor nesta terça-feira. 

A publicação ocorre horas depois de uma reunião entre o prefeito Fuad Noman (PSD) e taxistas nessa segunda-feira (19 de agosto). A categoria solicitou ao prefeito a liberação da pista de ônibus justamente da avenida dos Andradas, além de outros pontos, como a autorização da prefeitura para o uso de picapes como táxis. Em conversa com a reportagem de O TEMPO, Fuad Noman disse que se trata de uma coincidência a permissão sair horas depois do encontro.

“Eu não sou a pessoa que faz as coisas por conta da campanha. Eu faço o que tem que ser feito porque a eleição é três ou quatro meses. Essa conversa já temos alinhado há tempo. Liberamos algumas outras faixas para eles (taxistas) há uns dois meses, e vamos liberar outras. Me pediram também para liberar picapes na reunião. Eu nem sabia que essa publicação (da avenida dos Andradas) ia sair hoje (terça). É um processo que vem sedo discutido, estudamos bem quais são as vantagens para os taxistas, para o passageiro e também para a cidade”, frisou. 

Para circulação na faixa exclusiva, os táxis terão que seguir regras como trafegar com os faróis de luz baixa acesos e o eletrovisor ligado durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia, além de observar os limites de velocidade e demais regras de circulação. Os veículos devem estar com os passageiros já embarcados, sendo expressamente proibida a operação de embarque ou desembarque ao longo das pistas.