Hospitalizado desde 22 de dezembro de 2024 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ex-prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania), de 90 anos, foi transferido para Brasília nesta sexta-feira (10 de janeiro). A reportagem de O TEMPO já havia adiantado que Souto deixaria a Santa Casa de Montes Claros para ser internado no Hospital Sírio-Libanês e continuar o tratamento do AVC.
Em nota, a Santa Casa comunicou a transferência do ex-prefeito e lembrou que ele vinha sendo assistido em uma de suas unidades de CTI, bem como sendo acompanhado por equipes multiprofissionais.
“Desejamos ao estimado Humberto Souto que a continuidade de seu tratamento seja marcada por mais avanços significativos e plena recuperação, contando sempre com o apoio e carinho de sua família e amigos”, diz no texto.
Quando foi hospitalizado, em dezembro, Souto ainda estava consciente, mas foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC. O ex-prefeito chegou a ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias no dia 24 de dezembro. O procedimento foi realizado com sucesso e ele permaneceu sendo monitorado pela equipe médica.
No dia 30 de dezembro, os médicos informaram que o prefeito começou a apresentar sinais de recuperação e avanços no processo de retirada da sedação. Ele começou a responder a estímulos como apertar e soltar a mão, mas ainda seguia sedado.