O governo federal afirma ter avançado nas negociações para doação do imóvel onde funcionará o Hospital Regional de Divinópolis. A estrutura vinha sendo alvo de embate com o governo de Minas, que pretendia transferi-la para a União como abatimento da dívida dentro do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). Com a sinalização da União, os deputados estaduais do município do Centro-Oeste mineiro, Lohanna França (PV) e Eduardo Azevedo (PL), começaram a se movimentar para que a doação seja concluída.

O Hospital Regional de Divinópolis está na lista de imóveis que Minas pretende repassar para a União. Entretanto, havia um acordo anteriormente firmado entre o governo estadual, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que previa a doação do prédio. Em meio ao impasse, a gestão de Romeu Zema (Novo) sugeriu uma cessão temporária do prédio para dar início ao funcionamento da unidade de saúde.

De acordo com a Ebserh, o ministro da Educação, Camilo Santana, interviu na situação e fez contato com Zema. A empresa afirma que, na ligação, o governador teria se comprometido a dar andamento na doação do prédio para a UFSJ, que usará a unidade como hospital-escola.

“O ministro Camilo Santana conseguiu resolver uma das questões mais importantes que estava impedindo o avanço das tratativas. Estamos tomando todas as providências necessárias como a aquisição de equipamentos, dimensionamento de pessoal, preparando os contratos, mas sem a doação do hospital para a universidade é impossível celebrar o contrato”, disse o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

Nos últimos dias, com as discussões sobre o projeto de imóveis a serem transferidos para a União na Assembleia Legislativa, a deputada Lohanna vinha cobrando a retirada do hospital regional do texto, por conta do acordo para a doação. No dia 24 de outubro, a parlamentar apresentou o projeto 4.690/2025, que autoriza a doação para a UFSJ. Antes, ela já havia apresentado emenda ao texto dos imóveis para retirar o hospital da lista de ativos a serem usados para abatimento da dívida com a União.

“Divinópolis e toda a região do Centro-Oeste mineiro esperam há anos por esse hospital. A doação à UFSJ é uma solução responsável e duradoura, que garante gestão pública, transparente e voltada para o ensino, a pesquisa e o atendimento de qualidade à população e cumpre uma promessa do presidente Lula feita em 2022 à mim, ao ex-prefeito Demetrius e à Laiz”, diz Lohanna.

No dia 29 de outubro, Eduardo Azevedo protocolou na Assembleia um projeto semelhante, para doação do hospital à UFSJ. O deputado é irmão do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), que esteve em Brasília nesta semana para debater o impasse envolvendo o prédio do hospital regional. O parlamentar também apresentou emenda para retirar o imóvel das negociações do Propag.

“O que depender do meu mandato, eu vou trabalhar todos os dias para que esse hospital se torne uma realidade para o Centro-Oeste de Minas”, diz Azevedo. “Esse é um compromisso com a vida e com a saúde pública. Agora, precisamos da colaboração dos governos estadual e federal para que cada etapa seja cumprida”.

O governo de Minas foi procurado para comentar sobre as negociações com o governo federal e a possibilidade de retirada do hospital regional da lista de imóveis a serem transferidos para a União. Entretanto, ainda não retornou o contato da reportagem. O espaço segue aberto.