A presidente da Frente Mineira de Municípios (FMP) e prefeita de Lavras, Jussara Menicucci (PSD), elencou a saúde como uma das principais prioridades da entidade. Ela assumiu o cargo em maio, após eleição com chapa única. A entrevista ao Café com Política foi exibida nesta quinta-feira (7/8), no canal de O TEMPO.
A mandatária afirmou que muitas pessoas deixaram de pagar por planos de saúde após uma série de crises econômicas no país, o que aumentou o número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela avalia que o aumento da demanda afeta principalmente as “cidades-polo”, que são representadas pela entidade.
“Os municípios precisam de mais cirurgias, de mais exames, e todo esse atendimento vem para a cidade. Eles (municípios menores) têm a atenção básica, mas o que precisa além disso tem que mandar para uma cidade. Então, nós ficamos dependentes de outras cidades", declarou.
A presidente destacou que os municípios, em alguns casos, usam recursos próprios para garantir determinados serviços, mas o “orçamento é restrito". “Então vai ser muito importante o trabalho da nossa frente, justamente no que eu acho que é o grande problema que as cidades-polo enfrentam, que é o atendimento à saúde, principalmente os exames especializados e também as cirurgias”, avaliou.