A Associação Mineira de Municípios (AMM) recomendou nesta sexta-feira (20) a todos os prefeitos de municípios no Estado que decretem situação de emergência e adotem medidas mais rígidas no combate ao coronavírus. 

Por meio de ofício, a associação orienta que os decretos municipais sejam alinhados com deliberação publicada pelo governo estadual, estabelecendo regras para o transporte público e para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e públicos das cidades. 

O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, afirmou que dezenas de prefeitos estão cobrando orientações mais claras do Ministério da Saúde. Gestores de cidades que ainda não registraram contaminação com o Covid-19 questionam se podem tomar medidas para evitar a circulação de pessoas vindas de outras cidades. 

"Muitos prefeitos estão sedentos por uma orientação do governo federal sobre como agir neste momento e querem saber o que seria o mais indicado. Por isso, nossa ideia é alinhar as deliberações com o Estado para padronizar as ações e para que os prefeitos já tenham os decretos prontos", explicou Julvan. 

Outra preocupação da AMM é conseguir apoio da Polícia Militar para que as prefeituras consigam implementar as regras mais rígidas em suas cidades, incluindo o fechamento de estabelecimentos comerciais.

"Ainda tem muita gente achando que isso tudo é brincadeira. No interior podemos ter dificuldade para impor algumas dessas regras mais duras para a população", afirmou o prefeito.