Comunicação

Assessor da Câmara de Belo Horizonte constrange jornalista

Funcionário da Casa interrompeu entrevista e atentou contra liberdade de imprensa

Por Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2019 | 19:43
 
 
 
normal

A reportagem de O TEMPO foi constrangida por um assessor da Câmara de Belo Horizonte durante a sessão de ontem, na qual os vereadores discutiam, com galerias fechadas, o projeto de lei que institui a Escola Sem Partido. A repórter do jornal teve seu trabalho atrapalhado enquanto entrevistava uma estudante que se manifestava pacificamente no saguão da Casa.

O assessor, que não se identificou, parou ao lado da repórter e, ao ser questionado por qual motivou estava ali, disse que queria ouvir as respostas da entrevistada. Ele chegou a interromper as respostas da fonte e contestá-las. O crachá do dito assessor estampava apenas o nome “Hebert”. A reportagem apurou que trata-se de Hebert Ribeiro Pessoa, contratado como terceirizado pela Presidência da Casa.

Apesar da insistência da repórter, na defesa do seu trabalho – e de outros colegas da imprensa –, para que ele permitisse que a entrevista fosse feita sem incômodos, ele insistiu na atitude, violando os princípios da liberdade de imprensa, da democracia e o direito de a profissional exercer o seu trabalho. Para ficar livre do perseguidor, a repórter precisou realizar a entrevista do lado de fora da Câmara, na esquina.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!