Eleições 2024

Deputado se filia ao PSD e pode ser candidato à Prefeitura de Uberlândia

Caso decida se lançar, Elismar, que estava no Solidariedade e é majoritário na cidade do Triângulo, iria embaralhar a corrida para a sucessão do prefeito Odelmo Leão (PP)

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 17 de abril de 2024 | 15:20
 
 
 
normal

O deputado estadual Elismar Prado deixou o Solidariedade para se filiar ao PSD. A migração partidária foi comunicada na terça-feira (16/4) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A chegada ao PSD dá margem a Elismar para uma eventual candidatura à Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo, onde o deputado é majoritário.

A filiação de Elismar se dá um mês após a saída do vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, do PSD. Pré-candidato à prefeitura, Paulo Sérgio foi para o PP, onde está o prefeito Odelmo Leão, de quem terá o apoio. O ex-deputado federal, que foi reeleito há quatro anos em 1º turno com mais de 70% dos votos, não pode se candidatar.      

Ao Aparte, o presidente estadual do PSD, Cássio Soares, afirma que, caso o projeto de Elismar seja a pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia, terá o apoio da sigla. “De qualquer maneira, ele participará do processo eleitoral em Uberlândia conosco ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do ministro Alexandre (Silveira, de Minas e Energia)”, aponta Cássio.

Uma eventual candidatura de Elismar poderia embaralhar a corrida para a sucessão de Odelmo, já que o deputado teve mais de 10% dos votos válidos lá - 37.085, ao todo. Procurado, ele não retornou os contatos por telefone e por mensagem até a publicação desta matéria. Tão logo se manifeste, o posicionamento será acrescentado. 

Além de Elismar ser majoritário em Uberlândia, o seu irmão, Weliton Prado (Solidariedade), foi o segundo candidato a deputado federal mais votado, com 12% dos votos válidos - 44.141. A primeira foi a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP), esposa de Odelmo, aliás. O clã Prado ainda tem a vereadora Liza (Cidadania), que está no segundo mandato.

Até agora, além do vice-prefeito Paulo Sérgio, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT), os deputados estaduais Leonídio Bouças (PSDB) e Caporezzo (PL) e o ex-vereador Adriano Zago (Avante) são os demais pré-candidatos à Prefeitura de Uberlândia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!