MUDANÇA

Esposa do ex-deputado Franco Cartafina assume presidência do PP em Uberaba

Ex-parlamentar não conseguiu reeleição para a Câmara Federal no ano passado. Ele também foi vereador na cidade

Por Gabriel Ronan
Publicado em 03 de agosto de 2023 | 12:42
 
 
 
normal

O Progressistas de Uberaba tem novo comando desde o último dia 27. O ex-deputado federal Franco Cartafina deixou a presidência do diretório municipal, mas deve manter sua influência: quem assume é Maisa Keyse Lemos, esposa de Cartafina. O mandato vai até 24 de janeiro do ano que vem, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Franco Cartafina foi deputado federal por um mandato, mas não conseguiu se reeleger no ano passado, quando seus 72.086 votos renderam apenas a suplência. Ele também tem duas passagens pela Câmara de Uberaba, vencendo os pleitos de 2012 e 2016, quando concorreu, respectivamente, pelos extintos PRB (hoje Republicanos) e PHS (incorporado ao Podemos).

Maisa tem uma empresa de cosméticos aberta em Uberaba. A condução dela ao comando do PP em Uberaba, nos bastidores, é vista como uma aproximação de Cartafina do Governo de Minas. A tendência de momento é que ele ganhe algum cargo no Executivo estadual por conta da sua proximidade com o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro. 

A reportagem procurou Franco Cartafina por telefone e por mensagem, mas ele não atendeu aos chamados até a publicação deste texto. Caso o ex-deputado se manifeste, o conteúdo será atualizado.   

Progressistas em mudança

Em junho, o Progressistas também passou por mudança no comando do seu diretório estadual. Saiu Marcelo Aro e entrou o deputado federal Pinheirinho. A cerimônia, realizada na região Centro-Sul de BH, contou com a presença do presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira. 

“Vamos criar comissões provisórias em todos os municípios. Vamos trabalhar para elegermos o maior número de prefeitos e vereadores possível e continuar junto com o governador Romeu Zema para as eleições de 2026”, afirmou Pinheirinho à época.

O PP tem hoje sete deputados estaduais em Minas Gerais: Adriano Alvarenga, Chiara Biondini, Enes Cândido, Nayara Rocha, Oscar Teixeira, Vitório Júnior e Zé Guilherme. Já na Câmara Federal, além de Pinheirinho, têm mandatos Ana Paula Junqueira Leão e Dimas Fabiano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!