Uberlândia

Projeto libera funcionárias públicas para fazer exames de prevenção

Proposta da vereadora Jussara Matsuda prevê a liberação das servidoras pelo menos uma vez por ano para verificar câncer de mama e de colo do útero

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 26 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A vereadora de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Jussara Matsuda (PSB) apresentou projeto neste mês para liberar funcionárias públicas (inclusive celetistas, temporárias, comissionadas e contratadas através de qualquer forma de mediação) do município para, ao menos uma vez ao ano, deixarem o serviço para realização de exames de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. A falta não será descontada do salário das funcionárias, segundo o projeto. Mas a servidora que optar por faltar um dia ao ano para realização do exame precisará entregar o comprovante de que foi ao médico para consulta. Esse comprovante ficará arquivado.

De acordo com a justificativa da vereadora, os casos de câncer avançam por dois fatores: falta de diagnóstico rápido e falta de conscientização das mulheres. A vereadora cita ainda na justificativa dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) que estimam que, no Brasil, a incidência de casos de câncer de colo de útero, em 2018, foi de 15,43 novos diagnósticos a cada 100 mil habitantes. A proposta vai passar pelas comissões antes de ir a plenário.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!