Mudança

Vereador Gabriel Azevedo filia-se ao Patriota e não descarta a PBH

Tanto ele quanto o partido dizem que ainda não é hora de definir qual cargo ele disputará

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 06 de abril de 2020 | 09:00
 
 
 
normal

O vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo se filiou ao Patriota. A decisão foi firmada em uma carta que garante a independência do parlamentar em relação às atividades da legenda. Assinado em 12 de março, o termo só foi divulgado por Azevedo na última sexta-feira, data final para que um político esteja abrigado em algum partido para disputar a eleição.

“O partido Patriota me convidou, oferecendo total liberdade para a atuação política. Isso conta muito. Meu compromisso é com a sociedade acima de qualquer legenda. Além de tratar com dois amigos, os deputados Fred Costa e Doorgal Andrada, já me foi ofertado desde o início a possibilidade de uma carta de independência, já que sabe-se que sou defensor de candidaturas independentes”, disse o vereador.

Ainda sem confirmar ou negar uma disputa para a Prefeitura de Belo Horizonte, o cenário atual é mais favorável depois que Mateus Simões (Novo) abriu mão da disputa para assumir a secretaria geral do Estado de Minas Gerais. Se antes havia um receio em disputar com o amigo de Câmara, o espaço aberto para uma candidatura jovem pode levar Azevedo ao pleito do Executivo, embora ele considere que o cenário ainda não está consolidado para tal.

“Sou jovem, tenho 34 anos. O cenário eleitoral é incerto. Penso que não é possível prever o que vai ocorrer em seis meses. Sei apenas que Belo Horizonte vai poder contar comigo seja em que posição for. Nossa cidade terá urgências enormes que precisam de dedicação intensa para garantir a vida da nossa população e a recuperação econômica do município”, afirmou o parlamentar ao Aparte.

Indefinido em relação a qual cargo disputar, se a Câmara Municipal ou a PBH, Gabriel Azevedo entende que a decisão está cada vez mais difícil. Diagnosticado com a Covid-19, a demanda enquanto parlamentar aumentou. “Se a dificuldade de definir isso um mês atrás era enorme, posso dizer que aumentou. Nas últimas três semanas, mesmo isolado em meu apartamento, a atuação de vereador intensificou-se profundamente. As pessoas precisam do poder público como nunca precisaram. O que menos passa pela minha cabeça nesse momento é o planejamento eleitoral. A filiação ocorreu em 12 de março. Foi um dos últimos atos que realizei antes disso tudo gerado pelo vírus. Havia um conjunto de ações planejadas após isso. Tudo mudou. É hora de adaptação a realidade. É hora sobretudo de união entre os quarenta e um vereadores e o prefeito para agir de modo correto com base na ciência e na medicina visando o melhor para as vidas e para os empregos”, disse.

Atualmente, o Patriota tem dois deputados federais por Minas (Dr. Frederico e Fred Costa) e dois deputados estaduais (Doorgal Andrada e Doutor Paulo). Doorgal diz que Azevedo leva mais visibilidade à sigla e agrega não apenas eleitoralmente, mas “com conteúdos programáticos, conceitos e práticas”. Segundo ele, não existe qualquer tratativa sobre disputa eleitoral agora. “Quando chegar o momento, será uma escolha dele e do partido. Pelas qualidades que tem, Gabriel pode tanto se candidatar à Prefeitura como optar pela Câmara, com chances de ser o vereador mais votado da história de BH”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!