Urnas Eletrônicas

Após Bolsonaro, Onyx Lorenzoni também pode pedir auditoria em urnas

Derrotado na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, ex-ministro de Jair Bolsonaro já teria o aval de Valdemar Costa Neto, presidente do PL

Por O Tempo Brasília
Publicado em 24 de novembro de 2022 | 14:09
 
 
 
normal

Seguindo a mesma estratégia adotada por Jair Bolsonaro (PL), após ser derrotado nas eleições para o governo do Rio Grande do Sul, o ex-candidato Onyx Lorenzoni, também do PL, vai pedir auditoria sobre o resultado e as urnas. Caso a auditoria aponte falhas, Lorenzoni pode questionar o pleito. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.  

De acordo com a coluna, nesta quarta-feira (23), Onyx pediu ao presidente do seu partido, Valdemar Costa Neto, que o Instituto Voto Legal analise os boletins de urnas do estado. Valdemar teria dado aval. 

A coluna afirma ainda que em uma análise preliminar, assessores do ex-ministro de Jair Bolsonaro afirmam ter encontrado uma “coincidência de número de votos em urnas de pelo menos 30 cidade do estado”. 

A decisão de fazer uma auditoria nas urnas contradiz com a posição que o próprio Onyx vinha adotando desde o final do segundo turno das eleições. Naquele momento, logo que saiu o resultado, ele reconheceu imediatamente a vitória de seu adversário, Eduardo Leite (PSDB), afirmando inclusive que tinha ligado para parabenizá-lo.

 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.      

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!