RODOVIA DA MORTE

BR-381: governo promete leilão para duplicação da 'rodovia da morte' para julho

O leilão para concessão da BR-381, viabilizando a duplicação da via, deve ser marcado para o segundo semestre deste ano; informação foi compartilhada por ministros durante visita à Minas Gerais

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 09 de abril de 2024 | 11:03
 
 
 
normal

O leilão para concessão da BR-381, viabilizando a duplicação da via, deve ser marcado para o segundo semestre deste ano. A informação foi compartilhada pelos ministros Renan Filho (Transporte) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) durante visita à região do Vale do Aço, em Minas Gerais, nessa segunda-feira (8). A conhecida "Rodovia da Morte" deve ser dividida em duas partes para as intervenções.

Os ministros anunciaram, ainda, um pacote de R$ 80 milhões para o recapeamento e sinalização da rodovia. O governo aguarda, agora, a autorização do Tribunal de Contas da União para a publicação do edital, e a expectativa é que aconteça até maio, possibilitando o leilão para julho ou agosto. 

As intervenções na BR-381 serão divididas em duas partes. Enquanto a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Caeté ficará sob responsabilidade do governo federal, o trecho até Governador Valadares será concedido à iniciativa privada. 

"O importante é que tudo aquilo que levou a BR-381 a leilões sem concorrência foi sanado, e a expectativa geral do mercado e do Ministério dos Transportes é ter um leilão exitoso, a fim de viabilizar as condições para levantar R$ 10 bilhões de investimento para esse trecho. Isso vai adequar a infraestrutura do trecho e a economia da região, com mais segurança para as pessoas", afirmou o ministro Renan Filho (MDB).

A retirada do trecho em BH e Caeté do edital é uma estratégia do governo para atrair o investimento de empresas, que não demonstraram interesse nos últimos três editais de concessão publicados. O trecho em questão tem sido considerado prejudicial pelas empresas devido à quantidade de ocupações irregulares nas margens da rodovia.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!