Segurança Pública

Cinegrafista da TV Globo tem equipamento tomado durante protesto em BH

Equipe de O TEMPO flagrou o momento em que lideranças seguraram o profissional e tentaram apagar as imagens feitas

Por Sávio Gabriel
Publicado em 11 de dezembro de 2019 | 18:42
 
 
 
normal

Um princípio de confusão foi registrado na tarde desta quarta-feira (11), durante o protesto que agentes da segurança pública fizeram pelo pagamento integral do 13º salário. A reportagem de O TEMPO flagrou o momento em que um cinegrafista da TV Globo teve seu equipamento tomado por lideranças da manifestação.

Nas imagens, é possível ver o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar (PM) Domingos Sávio de Mendonça segurando o profissional. Com a ajuda de outro manifestante, não identificado, eles tomam a câmera do cinegrafista. Os manifestantes acusavam o profissional de ser um "P2", que no jargão significa policial militar disfarçado.

O cinegrafista explicou que trabalhava para a emissora, chegando inclusive a mostrar a carteira da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Os agentes de segurança exigiram que as imagens feitas fossem apagadas.

Diante da confusão, um policial militar que estava em serviço questionou o cinegrafista se não poderia apagar as imagens. O profissional precisou ligar para a emissora, e o agente confirmou que tratava-se de um dos funcionários da Globo.

Após a confusão, a câmera foi devolvida ao cinegrafista e ele foi liberado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!