O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, anunciou a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice em sua chapa. A confirmação veio nesta sexta-feira (4), na sede do partido, em Brasília.
Ana Paula Matos, 44 anos, é advogada, professora e é servidora concursada da Petrobras. Iniciou a trajetória política como diretora-geral de Educação de Salvador, em 2013, na gestão de ACM Neto. Na sequência, foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, secretária de Promoção Social e combate à pobreza e secretária de Governo de Salvador. Em 2020 foi eleita vice-prefeita da capital baiana em chapa com Bruno Reis (DEM).
Com isso, Ciro Gomes terá, pela segunda vez seguida, uma chapa “puro-sangue”, formada apenas por nomes do PDT. O partido não conseguiu firmar alianças com outras legendas na disputa nacional e caminhará sozinho. Os pedetistas almejavam por apoios do União Brasil e do PSD, mas sem sucesso.
Em 2018, Ciro teve como vice a senadora Kátia Abreu (TO), que à época era filiada ao PDT.
Nos últimos dias, também foram cogitadas a ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela; as deputadas estaduais Delegada Martha Rocha (RJ) e Juliana Brizola (RS), e a coordenadora da campanha e vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão.
Esta é a quarta vez que Ciro Gomes concorre ao Palácio do Planalto. Ele também disputou em 1998 e 2002, pelo PPS, e em 2018, já pelo PDT, quando ficou em terceiro lugar e obteve 12,47% dos votos.
Dessa vez, o pedetista vem patinando nas pesquisas de intenção de votos. No último levantamento do instituto Datafolha, ele aparece em terceiro lugar, com 8%. Lula (PT) tem 47% e Jair Bolsonaro (PL), 29%.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.