Acusação

Em áudios vazados, Janones xinga equipe e acusa primo de querer 'roubar milhões'

O deputado mineiro se refere a Mac Janones e diz que o primo 'só fala em roubar'; André Janones não se manifestou, mas sua equipe informou que os áudios são de 2018

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 19 de outubro de 2023 | 12:14
 
 
 
normal

Áudios vazados e atribuídos ao deputado  federal André Janones (Avante-MG) mostram o parlamentar disparando uma série de xingamentos a integrantes de sua equipe, a quem chamou de “vermes”, “burros” e “incompetentes”. Ele ainda acusa o primo, Mac Janones, de querer vencer eleição para prefeito de Ituiutaba, no Triângulo de Minas, "para roubar milhões em propina”.

Os áudios foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo colunista Ricardo Capelli, do portal "Metrópoles", e indicam que a gravação foi feita durante uma conversa na cidade mineira. "Policial militar me odeia, é a raça que mais me odeia aqui em Ituiutaba", diz em um trecho, quando reclama que precisou dirigir um veículo sem possuir carteira de habilitação.

"Eu não tô dando conta. Só tem débil mental do meu lado. Eles não sabem fazer nada. Esse povo vai me matar. Chamo o Mac lá fora: ‘Mac, cadê a chave do estudio?’. Era para ele falar: ‘Não sei, não. Vou atrás.’ E ele vira e vai para trás", diz Janones. "Que m#rd@ que é essa? Como um inferno desse quer ser prefeito de Ituiutaba daqui a dois anos? Só fala em roubar. Em fechar a zona [para comemorar] na hora que ganhar", acrescentou.

Janones continuou direcionando ataques ao primo: “[Mac] quer roubar, quer ganhar 30 mil por mês, quer roubar milhões em propina. Eu andei falando de Deus dentro do carro [e ele disse]: ‘Eu quero é arrumar prostituta para pagar b0que#& em nós na hora que ganhar’. Parece que quer provocar, para te tirar do sério. Não quero do meu lado. Pedi coisa banal: ‘Pega a chave do carro’. Não dá conta. Quero uma pessoa dessa para quê?”.

“Liguei lá agora: ‘Tô indo para o estúdio’. O Mac: ‘Você já almoçou?’ [Respondi:] ‘Já. Estou indo pro estúdio'. Campanha! Deputado federal! Você é um merda! Tá tendo a chance de mudar a sua vida. E ele: ‘Ah, tá, vai lá’.”, prosseguiu, ainda em referência ao primo. Mac Janones foi candidato a vereador em Uberaba em 2020, mas não conseguiu se eleger. 

Em outro momento, Janones reclamou, aos gritos, sobre a insatisfação com sua equipe de campanha. "Vou tirar todo mundo dessa campanha agora. Agora! Essa m&rd@ acabou aqui. Eu vou sozinho até o fim”, disse. "Ontem fiquei das 3 da tarde até meia-noite chorando dentro de uma sala sozinho, sem ninguém querer saber como eu estou. Vocês têm pais. Eles vão morrer um dia. E as pessoas ao redor de vocês vão dar a vocês o mesmo consolo que vocês dedicaram a mim. A gente colhe o que planta”, continuou.

A equipe de Janones informou que o deputado não irá se manifestar sobre o caso, mas disse que os áudios vazados são de 2018. A reportagem de O TEMPO tenta contato com Mac Janones. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!