O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (11).
Desta vez, Ramos chamou o governo Bolsonaro de "inepto" diante dos 10,06% de inflação registrados em 2021.
"O controle da inflação foi o maior ganho do Plano Real. Esse legado está sendo jogado fora por um governo inepto. No que é essencial pra vida do cidadão (energia, gás, gasolina e comida) a inflação é muito maior que a oficial e corrói o poder de compra da renda do cidadão", disse o parlamentar.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em carta aberta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que os preços de commodities, crise hídrica, desequilíbrios entre demanda e oferta de insumos e gargalos nas cadeias produtivas globais levaram país a estourar meta de inflação para o ano passado.
Ainda na carta, Campos Neto cita os itens com maior impacto para a inflação do ano passado. A gasolina, por exemplo, teve variação para cima de 47,49%. O gás de cozinha, 36,99% e a energia elétrica de 21,21%.
Apenas a gasolina, cita Campos Neto na carta, foi responsável pelo aumento de 2,33 pontos percentuais na variação do IPCA.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.