Brasil

Projeto que proíbe passaporte sanitário é apresentado na Câmara

Deputado diz que todos têm direito de 'ir e vir' e exigência de comprovação de vacina pode ser discriminatória

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 16 de outubro de 2021 | 14:42
 
 
 
normal

O deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) apresentou proposta na Câmara dos Deputados para proibir a exigência de passaporte sanitário em todo País. 

O passaporte sanitário serve para comprovar que a pessoa se vacinou contra a Covid-19. 

Sem o comprovante de vacinação, pessoas estão sendo barradas de frequentar lugares que possam causar aglomeração. 

Cherini cita, por exemplo, que todos têm direito "de ir e vir".

"O próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, considerou desnecessária a exigência de passaporte sanitário, que comprove a imunização contra covid-19, para que pessoas possam acessar determinados eventos ou locais. Segundo ele, o mais importante é garantir a vacinação das pessoas, como vem fazendo o governo federal", cita o deputado em sua justificativa.

Recentemente, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi barrado na Vila Belmiro, em Santos, ao tentar assistir a partida entre Santos e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Bolsonaro afirmou diversas vezes que não tomou a vacina. 

O deputado diz ainda que, mesmo vacinados, as pessoas podem transmitir a Covid. "Sabe-se que a comprovação de aplicação da vacina não previne a transmissão do vírus. O que sabemos é que o indivíduo pode, sendo vacinado ou não, contrair e transmitir o vírus", citou. 

Acadêmicos ligados à ciência, no entanto, mostram que a vacinação evita quase que na totalidade casos gravíssimos de Covid. 

Cherini ainda cita também que "muitos não podem tomar a vacina, por diferentes razões, motivos médicos e religiosos, e, caso seja exigido esse passaporte, essas pessoas serão vítimas de descriminação". 

A proposta foi apresentada na sexta-feira (15). 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!