O deputado estadual Raul Belém (PSC) apresentou requerimento de convocação dos representantes da organização social Vetor Brasil para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre a atuação dela no programa Transforma Minas, que realiza a seleção para cargos comissionados no governo de Minas Gerais. Ele quer que o instituto explique como é feito o processo seletivo, quais são os critérios adotados e quem paga pelos custos. 

“Essa são questões que todo mundo aqui, na Assembleia, quer saber. Nós temos pessoas que se inscreveram no programa e que têm dúvidas sobre os critérios da seleção. Nós queremos só comprovar que essa atuação do Vetor Brasil é transparente”, disse Raul Belém. 

Ele destaca que outra situação que precisa ficar clara é sobre quem financia os custos do processo seletivo. “Se o Estado contratou com dispensa de licitação e não está pagando nada, alguém está pagando por isso. Queremos saber quem são os financiadores”. 

O requerimento foi apresentado na Comissão de Administração Pública da Assembleia e deve ser votado na próxima terça-feira. “Há praticamente um consenso da aprovação, porque são esclarecimentos que todos aqui querem. Não vejo alguma dificuldade para ele ser aprovado”, concluiu. 

A atuação do Vetor Brasil no Transforma Minas está sendo intermediada pela Fundação Lemann, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, o mais rico do Brasil entre 2014 e 2018 e, atualmente, segundo colocado na lista dos bilionários. O governo do Estado firmou, no início do ano, um Acordo de Cooperação Técnica com a fundação para elaborar o Transforma Minas. O objetivo é fazer uma seleção técnica para os cargos comissionados do Estado. A Fundação Lemann, por sua vez, firmou a parceria com o Vetor Brasil, a quem financia, para ajudar na criação da metodologia de seleção dos profissionais. O Estado fez a contratação sem realizar licitação ou chamamento público. 

Em função dessa parceria, o requerimento também pede a convocação de representantes da Fundação Lemann para dar esclarecimentos na Assembleia. 

O Vetor Brasil é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) criada em 2015. Atua auxiliando na seleção e na formação de potenciais gestores públicos e conta com um programa de formação de trainees para atuar na gestão pública e de líderes. No site da organização, eles informam que são suprapartidários. Já atuaram em 120 órgãos públicos, de 40 governos e 18 partidos diferentes. 
O Vetor Brasil destaca que segue critérios rígidos, elaborados de acordo com normas internacionais, para garantir transparência na seleção do Transforma Minas. “Todos os candidatos são avaliados a partir de critérios objetivos e transparentes e classificados conforme seu desempenho e suas competências. Dessa forma, não há nenhum tipo de indicação de profissionais nem qualquer vínculo entre o Vetor Brasil e os concorrentes às vagas do programa estadual. O governo de Minas Gerais é o responsável pela escolha final de cada profissional entre os mais bem-avaliados ao fim de cada processo seletivo”, informou por meio de nota.