Definição

Fuad Noman vai oficializar candidatura para reeleição em Belo Horizonte

Anúncio põe fim às disputas internas no PSD e conta com apoio de Rodrigo Pacheco, Alexandre Silveira e Gilberto Kassab

Por Hermano Chiodi
Publicado em 23 de fevereiro de 2024 | 15:47
 
 
 
normal

O PSD vai oficializar a pré-candidatura do prefeito Fuad Noman para a reeleição em Belo Horizonte, no pleito de 2024. O anúncio será feito em uma reunião, na próxima segunda-feira (26), às 11h30, na sede do partido na capital mineira.

Para mostrar união, lideranças de peso do PSD devem participar do anúncio oficial. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estão entre os nomes previstos para sacramentar a escolha de Fuad Noman para a disputa na capital. 

O presidente do PSD em Minas, deputado estadual Cássio Soares, reforçou que a decisão era esperada. “Como eu venho afirmando, o caminho natural do PSD é o nome do Fuad. Isso iria acontecer. As divergências todas já foram superadas e hoje o partido está unido”, afirma.

O martelo foi batido após intervenção do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Ele se reuniu com o prefeito e encaminhou a decisão aos demais líderes do partido. 

Fuad Noman era o candidato mais forte para a disputa, por já ocupar o cargo de prefeito. Ele está na cadeira de chefe do Executivo de Belo Horizonte desde março de 2022, quando Alexandre Kalil se afastou do cargo para concorrer ao governo de Minas em uma disputa contra o governador Romeu Zema (Novo).

Fuad era o vice-prefeito eleito e com o afastamento do titular do cargo assumiu o lugar. Porém, ele ainda desperta desconfianças em lideranças importantes dentro da legenda. 

Divergências

Conforme adiantou a reportagem de O TEMPO, a oposição interna do PSD ao nome de Fuad decidiu embarcar na reeleição do atual prefeito por entender que não há outra alternativa viável neste momento

Segundo lideranças do partido ouvidas pela reportagem, havia um desejo que o ministro Alexandre Silveira colocasse seu nome à disposição do partido. Porém, o ministro já havia confirmado a O TEMPO que caberia ao prefeito decidir se seria ou não candidato.

Também não foram para frente outros projetos, como o do deputado federal Diego Andrade, que também demonstrou interesse em se colocar na disputa. 

Articulações

Cássio Soares, presidente do PSD-MG, afirmou que o partido definiu a sua situação internamente e agora vai avançar na conversa com outras legendas para estabelecer as alianças para o processo eleitoral de outubro.

A decisão de fechar questão e apoiar Fuad Noman vem após o PT, partido do presidente Lula, reforçar o nome do deputado federal Rogério Correia (PT) como nome petista na disputa pela prefeitura da capital. Na próxima quinta-feira (29), um evento com lideranças nacionais do PT em Belo Horizonte vai reforçar o apoio.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!