BRASÍLIA – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por exames na manhã deste sábado (7) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma gripe forte que lhe causou perda temporária da voz. Apesar disso, seu advogado, Fabio Wajngarten, confirmou que Bolsonaro estará presente na manifestação programada para a Avenida Paulista na tarde de hoje: “nada muda”.
A oposição ao governo Lula convocou, neste sábado, uma série de protestos em todo o país contra o Supremo Tribunal Federal, com foco na exigência de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Outro alvo dos atos é o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem sido pressionado para dar andamento a um processo de impeachment contra Moraes.
As manifestações foram convocadas no mês passado após a divulgação de mensagens de assessores de Moraes que indicavam o uso do aparato do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para embasar decisões contra aliados de Bolsonaro. Os organizadores acreditam que a suspensão da rede social X no Brasil pelo ministro aumentará a adesão aos atos.
O principal evento da oposição ocorrerá em São Paulo, na Avenida Paulista. Além de Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ato contará com a presença de senadores, deputados federais e candidatos à Prefeitura de São Paulo. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e Marina Helena (Novo) confirmaram presença.