Acidente aéreo

Avião cai no interior do Amazonas e deixa 14 mortos; passageiros eram turistas

Entre as vítimas estão piloto e copiloto, além de turistas brasileiros, segundo o governo do Amazonas

Por Renato Alves
Publicado em 16 de setembro de 2023 | 17:59
 
 
 
normal

Uma aeronave fretada caiu em Barcelos, no interior do Estado do Amazonas, na tarde deste sábado (16), deixando 14 mortos – 12 passageiros, piloto e copiloto –, segundo o governo do Estado.  

A queda aconteceu por volta das 15h (horário de Brasília), quando o avião tentava pousar na cidade, que fica a cerca de 400 km de Manaus, a capital do estado, de onda havia decolado. Chovia forte no momento do acidente. Os corpos fotam levados para o ginásio de uma escola. O município não tem Instituto Médico Legal (IML).

"Acabamos de concluir a retirada dos corpos. São todos brasileiros, turistas. Estamos no verão amazônico, época da prática da pesca esportiva. Provavelmente esse pessoal estava indo pescar no Rio Negro", disse o governador Wilson Lima, em entrevista ao jornal O Globo.

Barcelos é um destino de ecoturismo no Amazonas. Atrai muitos pescadores, principalmente para a prática de pesca esportiva no rio Negro. De setembro a fevereiro é a alta temporada da atividade.

O avião é um Embraer EMB-110 "Bandeirante", com capacidade para 18 pessoas. Fabricada em 1991 e com dois motores turbohélice, ela pertence à Manaus Aerotáxi. Com autonomia de 1700km de voo, ela atinge até 340 km/h e carrega até 1,5 ton de carga. A equipe de O TEMPO apurou que o certificado de verificação de aeronavegabilidade da aeronave vale até novembro deste ano. Ou seja, ela operava de forma regular.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que os investigadores o 7º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados.

"Na ação inicial, serão coletados e avaliados os dados da ocorrência. Haverá a preservação dos indícios, a verificação inicial de danos causados à ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação", diz a nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!