Em meio à guerra

Governo da Ucrânia articula visita de Zelensky ao Brasil

A viagem oficial estaria sendo tratada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, com autoridades diplomáticas brasileiras

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 01 de novembro de 2023 | 09:12
 
 
 
normal

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pode fazer uma visita oficial ao Brasil. A vinda dele, que ainda não tem data fechada, está sendo articulada pelo governo ucraniano com autoridades diplomáticas brasileiras. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, à "CNN".

De acordo com Kuleba, ela e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, receberam instruções de Zelensky e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a visita do chefe ucraniano ao Brasil. A determinação foi feita após o encontro dos dois presidentes em setembro, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

“Os chanceleres foram instruídos a trabalhar em novas iniciativas bilaterais e na organização de uma visita do presidente Zelensky ao Brasil. O presidente Lula também é bem-vindo para visitar a Ucrânia”, disse Kuleba à emissora.

O Brasil assumiu uma postura neutra diante da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. A posição foi declarada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já Lula, quando assumiu, declarou condenar a invasão ordenada pela Rússia na Ucrânia, mas defendeu diálogo para a resolução do conflito. Mais de um ano e meio depois do início da guerra, Zelensky ainda tenta reunir apoio a seu governo em meio ao conflito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!