O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por volta de 11h desta segunda-feira (16), que mantém veículos contratados de prontidão para retirar um grupo de cerca de 30 pessoas da Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e Hamas. O governo brasileiro aguarda a abertura da passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito.
Este é o plano negociado pelo governo para a saída das pessoas que estão nessa região, e há a expectativa de que seja concretizado ainda nesta segunda. Um avião da Presidência da República está em Roma, na Itália, aguardando para buscar esse grupo assim que houver autorização para a passagem por terra.
"O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais. Veículos contratados pelo Itamaraty estão de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah", informou o Itamaraty por meio de nota.
O governo brasileiro frisou que "vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e seus familiares diretos no Egito". "Aeronave para seu transporte ao Brasil segue em Roma, onde aguarda autorização para resgatar, em território egípcio, os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza", acrescentou.
O grupo é composto por 22 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional de Imigração (RNM) e três palestinos que são parentes próximos dos brasileiros. O MRE informou ainda que "acionou as autoridades competentes para assegurar acolhida e apoio aos brasileiros evacuados de Gaza quando de sua chegada no Brasil" e voltou a "desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região".
Resgates
Até agora, 916 nacionais e 24 animais domésticos já foram repatriados. O governo segue a orientação para que, quem conseguir, embarque em voos comerciais: "O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando".
O Itamaraty informou que canais de plantões consulares seguem à disposição, por meio do número de WhatsApp da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), para atender nacionais em situação de emergência. Há ainda o canal do plantão consular geral do Itamaraty, pelo telefone +55 (61) 98260-0610.