TURISMO

Governo quer fazer ‘black friday’ de passagens aéreas: ‘preços incomparáveis’

Ministro também anunciou criação de aplicativo para americanos tirarem visto brasileiro e quer trazer astros do futebol para promover turismo do país

Por Levy Guimarães
Publicado em 22 de janeiro de 2024 | 18:32
 
 
 
normal

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o governo pretende realizar uma espécie de “black friday” de passagens aéreas e pacotes de viagens entre os dias 17 e 19 de maio. Chamada de “Feirão do Turismo”, a venda deve acontecer de forma presencial nas 27 capitais do país e pela internet.

Ao fazer um balanço do setor em 2023 e apontar perspectivas para este ano, nesta segunda-feira (22), Sabino indicou que o foco do “Feirão” serão passagens e pacotes para o próximo verão, para destinos dentro do Brasil.

“Será uma espécie de black friday fora da época, em que as parcerias com as companhias aéreas e com o setor hoteleiro e agências de viagem vão proporcionar preços incomparáveis para que o consumidor brasileiro possa programar sua viagem de segundo semestre, férias de final de ano, verão do próximo ano”, afirmou.

Uma das medidas, segundo o ministro, é oferecer financiamentos de bilhetes aéreos e de pacotes por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que poderiam financiar compras em até 60 parcelas com juros de 1,7%  ao mês.

Nos espaços físicos, a ideia de Sabino é promover atrativos de todos os estados mais o Distrito Federal. Além disso, metade dos salões seria ocupada por empresas do setor realizando as vendas.

Aplicativo para americanos

Na mesma coletiva de imprensa, Celso Sabino anunciou a criação de um aplicativo para que americanos, canadenses e australianos possam tirar de forma eletrônica o visto para viajarem ao Brasil. A medida é uma forma de amenizar a volta da cobrança do visto, que tinha sido suspensa no governo Jair Bolsonaro.

O objetivo inicial, segundo o ministro, era lançar o aplicativo antes do dia 10 de janeiro, data em que o visto voltaria a ser cobrado, mas a ferramenta apresentou problemas de estabilidade. Por isso, o governo adiou para o dia 10 de abril a retomada da cobrança e o lançamento do aplicativo. Caso, até lá, continue a funcionar de forma instável, o Ministério pedirá um novo adiamento.

Parceria com times de futebol e atletas americanos

Celso Sabino ainda afirmou que deseja trazer para o Brasil “um grande time de futebol” da Europa e fazer com que a equipe passe por destinos turísticos do país. No próximo fim de semana, ele e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, irão a Madrid se reunir com representantes de clubes.

“Trazer um grande time de futebol para passar uma temporada aqui, visitando por exemplo Maragogi [AL], Alter do Chão [PA] ou a Ilha de Marajó [AP], ou Porto de Galinhas [PE]. A imagem desses atletas com o seu público na Espanha e em toda a Europa vai ajudar que esses destinos possam ser mais conhecidos”, disse.

Outra ideia é trazer para o país astros do futebol americano, visando o mercado dos Estados Unidos e aproveitando a realização de uma partida da liga norte-americana em São Paulo, prevista para setembro deste ano.

“Estamos buscando contato com os astros desse esporte, que pertencem a esses dois times, pra tentar fazer uma parceria com o governo brasileiro a fim de levá-los para atrativos turísticos do país”, declarou o ministro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!