Relações exteriores

Guedes cobra 'Itamaraty mais agressivo' e diz que é um 'cara malvado', em inglês

Em evento no Itamaraty, ministro da Economia defendeu mais agressividade comercial no exterior para igualar Brasil a economias avançadas

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 26 de outubro de 2021 | 18:03
 
 
 
normal

Durante cerimônia no Palácio do Itamaraty, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cobrou que as relações comerciais brasileiras no exterior sejam mais agressivas, a exemplo de economias de países avançados.

Guedes discursou nesta terça-feira (26) no lançamento da agenda legislativa da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (Frencomex).

O ministro também defendeu que o Brasil precisa recuperar "tempo perdido" em acordos comerciais que estão parados. Guedes avalia que o país fica para trás em relação a outras economias do mundo. “Os embaixadores dos Estados Unidos e da China são homens de negócios”, criticou.

Em outro momento, o ministro destacou a necessidade de modernizar o Mercosul, e pediu apoio do Congresso Nacional. “Vamos precisar de muito apoio de vocês [parlamentares], porque estamos negociando com o Mercosul a modernização”, afirmou. “Surgimos antes dos acordos europeus, Nafta e Aliança do Pacífico, mas eles avançaram e ficamos para trás.”

Na ocasião, o ministro defendeu novamente o corte de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. “A inflação está subindo. Precisamos de um choque de oferta na economia. Queremos um avanço modesto de modernização, baixar em 10% a tarifa”, disse.

 

Ao concluir sua fala, disse ainda que é o "bad guy" (cara malvado, em tradução livre do inglês) nas negociações comerciais, em contraste com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, é o "good guy" (cara bom). 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!