Novo Governo

Lula aponta acordos políticos em Ministérios e pede boa relação com o Congresso

Presidente faz primeira reunião com os 37 ministros de seu governo nesta sexta (6), em Brasília

Por Lucyenne Landim
Publicado em 06 de janeiro de 2023 | 10:42
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frisou a necessidade de prezar por alianças políticas e boa relação com o Congresso Nacional em sua primeira reunião ministerial nesta sexta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Aos 37 ministros que nomeou, ele destacou a necessidade de visão técnica, mas confirmou que "muitos são resultado de acordos políticos" e frisou que o presidente da República precisa dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, e não o contrário.

"Muitos de vocês são resultado de acordos políticos. Porque não adianta a gente ter o governo tecnicamente mais formado em Harvard possível, e não ter um voto na Câmara dos Deputados e no Senado. É preciso que a gente saiba que é o Congresso Nacional que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso, nós dependemos do Congresso, e por isso, cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado ou deputada, cada senador ou senadora que o buscar", afirmou.

"Porque senão, quando a gente vai pedir um voto, a gente vai falar com um deputado e um senador e ele diz ‘não, eu não vou votar porque a gente foi em tal ministério e nem me receberam, me deram um chá de cadeira de quatro horas, o ministro nem me serviu um cafezinho ou uma água’. Eu não quero isso. Nós temos que saber que nós é que precisamos manter uma boa relação com o Congresso Nacional e cada um de vocês, ministros, tem a obrigação de manter a mais harmônica relação com o Congresso Nacional", acrescentou o presidente.

Lula destacou não importar que ministros tenham divergências com parlamentares durante alguma negociação. "Quando a gente vai conversar, a gente não está propondo casamento, a gente está propondo uma aliança momentânea em torno de algum assunto que interessa ao povo brasileiro", disse, completando: "Eu quero dizer para vocês que eu vou fazer a mais importante relação com o Congresso Nacional que eu já fiz".

As declarações do presidente ao fim da primeira semana de governo acontecem em meio à chegada ao Congresso Nacional de uma ampla bancada de parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), podendo indicar um cenário de dificuldade em votações de interesse da gestão federal.

Veja a íntegra do discurso de Lula na abertura da reunião ministerial:
 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!