AGENDA

Lula recebe presidente da Comissão Europeia e lança programa de alfabetização

De volta a Brasília após o feriado, presidente também se reúne com o governador do Rio de Janeiro

Por Levy Guimarães
Publicado em 11 de junho de 2023 | 20:48
 
 
 
normal

De volta a Brasília após ter passado o feriado de Corpus Christi em na base naval de Aratu, em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (11), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto.

Ursula von der Leyen ocupa o cargo comparado ao de líder do Executivo da União Europeia (UE). Na reunião, marcada para às 13h, eles irão discutir o acordo que está sendo costurado entre Mercosul e UE e também a guerra na Ucrânia, segundo o governo brasileiro, além do combate ao desmatamento e às consequências das mudanças climáticas.

Neste domingo (11), em entrevista à Folha de São Paulo, von der Leyen elogiou o papel do brasileiro na devolução do país ao cenário internacional. Segundo ela, o Brasil "voltou a ser ator internacional" com o presidente Lula.

A executiva afirmou ainda que o debate sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia é importante  e mais do que um acordo comercial, por ajudar a "enfrentar desafios comuns" dos dois blocos, como a "ação climática" e o "respeito pelos direitos trabalhistas". 

Sobre a guerra na Ucrânia, lembrou que o Brasil busca uma solução diferente da União Europeia. Enquanto o bloco apoia a fórmula da paz do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o Brasil defende a criação de um "grupo da paz" que deveria buscar um acordo em que ambos os lados teriam que ceder.

Alfabetização

Antes, pela manhã, Lula vai à cerimônia de lançamento de um novo programa nacional de alfabetização. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, será “o maior programa” da pasta, com o objetivo de garantir esse tipo de aprendizado para crianças que terminam o segundo ano do ensino fundamental.

Além disso, o presidente recebe, no Planalto, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e tem um telefonema com o CEO da Telefónica, empresa espanhola de comunicações, José María Álvarez-Pallete López.

Ainda nesta segunda, o presidente realiza reuniões com ministros Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), junto com os líderes do governo no Congresso Nacional.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!