Eleições 2022

Moro diz que governo Bolsonaro sepultou a Lava Jato e agora mira o Plano Real

Pré-candidato do Podemos diz que país está brincando à beira do abismo da deterioração institucional

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 05 de novembro de 2021 | 10:33
 
 
 
normal

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência da República, afirmou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o responsável por sepultar a Lava Jato e afirmou que a próxima vítima deve ser o Plano Real. As declarações foram dadas em artigo publicado na revista Crusoé, na qual é colunista. Apesar das falas, ele não quis se estender muito sobre o assunto e disse que, após a filiação, na próxima semana, estará mais livre para comentar temas políticos.

"Na última quarta-feira foi rompido explicitamente o teto de gastos pelo governo, com a concordância expressa da área econômica, a pretexto de garantir recursos para expandir o Bolsa Família ou Auxílio Brasil. Ampliar os programas de transferência de renda, considerando o cenário econômico, é positivo, mas isso poderia ser feito sem arrebentar o teto de gastos", diz Moro em seu artigo, em referência à aprovação da PEC dos Precatórios.

Ele ainda afirma que os "mais pobres pagrão um preço caro pelo populismo do governo federal, retratado de imediato com o aumento dos juros e da inflação, com a perda da credibilidade econômica, e com desincentivos ao crescimento econômico e ao emprego".

"Sepultada a Lava Jato pelo atual governo, a próxima vítima parece ser o Plano Real. Estamos brincando na beira do abismo da deterioração institucional e econômica", completou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!