O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou Flávio Dino, nesta sexta-feira (9), como o ministro da Justiça e Segurança Pública do futuro governo, a partir de 1º de janeiro. O nome já era o mais cotado para a pasta.

Nascido em São Luís (MA), Flávio Dino, 54, é professor de Direito Constitucional na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Formado em Direito pela mesma instituição, em 1991, atuou no movimento estudantil, fazendo assessoria a sindicatos, e foi membro da ala juvenil da campanha de Lula à presidência da República em 1989.

Em 1994, foi aprovado em um concurso para juiz federal pelo Maranhão. Dino exerceu o cargo durante doze anos. Enquanto juiz, foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), de 2000 a 2002, e foi foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2006, abandonou a carreira para ingressar na vida política. Filiou-se ao PCdoB e foi eleito deputado federal pelo Maranhão, cargo que exerceu por um mandato, de 2007 a 2011. Durante o mandato, se candidatou à prefeitura de São Luís em 2008, mas foi derrotado no segundo turno.

Ao fim do mandato, disputou sua primeira eleição ao governo do Maranhão, pelo PCdoB, contra a então governadora Roseana Sarney, também sendo derrotado - desta vez, no primeiro turno, quando Roseana teve 50,08% dos votos. Sem cargo eletivo, Flávio Dino presidiu a Embratur de 2011 a 2014, no governo Dilma Rousseff.

Já em 2014, após um arco de alianças que ia dos partidos de esquerda ao PSDB, foi eleito pela primeira vez governador do Maranhão, em primeiro turno, contra Lobão Filho, candidato apoiado pela família Sarney, que controlava o governo do estado há três décadas. Quatro anos depois, em novo embate contra Roseana Sarney, Dino foi reeleito, mais uma vez no primeiro turno.

Em 2021, Flávio Dino se filia ao PSB para, no ano seguinte, se licenciar do governo do Maranhão e disputar uma cadeira no Senado pelo estado. O ex-governador foi eleito com 62% dos votos e após a vitória de Lula no pleito presidencial, coordena o grupo de Justiça e Segurança Pública da equipe de transição de governo.

Veja a coletiva com o anúncio dos nomes:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.