Governo

Saiba quem é Henrique Paim, que coordenará educação na transição de Lula

Ex-ministro no governo Dilma ocupou por nove anos a secretaria-executiva do MEC

Por O Tempo Brasília
Publicado em 08 de novembro de 2022 | 20:17
 
 
 
normal

O ex-ministro Henrique Paim (PT) foi escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para coordenar a área de educação na transição de governo. O nome foi confirmado pelo também ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), após reunião que definiu a instalação do núcleo para a área.

"Paim tem um profundo conhecimento, e como não deixou a área, e desde que saiu do MEC chefia a FGV do Rio de Janeiro com uma equipe grande de assessoria a Estados, municípios e o próprio MEC, e manteve a interlocução com todas as personalidades, ele vai ter a condição, até de infraestrutura, para que os trabalhos avancem", explicou Haddad.

Perfil de Henrique Paim

José Henrique Paim Fernandes é economista e professor e foi ministro da Educação na gestão de Dilma Rousseff, entre 3 de fevereiro de 2014 e 1º de janeiro de 2015. Ele tem 56 anos, nasceu em Porto Alegre e é filiado ao PT.

Paim é professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) e diretor do Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE), ambos pertencentes à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além da posição no ministério de Dilma, ele foi subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência, em 2003, durante a gestão de Lula. Depois, foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2004. No ano seguinte, assumiu a função de secretário-executivo do MEC, cargo em que ficou por nove anos até virar ministro com Dilma. Depois de deixar o Ministério da Educação ele ainda foi diretor da área social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2015 e 2016.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!