O deputado federal André Janones (Avante-MG) visitou o vereador e candidato a deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (4). Mais tarde, por volta das 15h, Janones tem encontro marcado na capital paulista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, com quem decidirá os rumos da candidatura pelo Avante à Presidência da República.
Há pouco mais de uma semana, Janones acenou para Lula sobre a possibilidade de desistir de disputar com ele o Palácio do Planalto para apoiá-lo em 2 de outubro, primeiro turno das eleições federais, desde que a campanha do PT se comprometa com determinadas propostas consideradas indispensáveis pelo parlamentar mineiro.
Janones compartilha com Suplicy a proposta da renda básica de cidadania, que era anunciada como carro-chefe da sua candidatura ao Palácio do Planalto. Economista formado nos Estados Unidos, mas não na mesma do ministro Paulo Guedes (Economia), Suplicy defende esta política há mais de 30 anos.
Ela estabelece a criação de uma renda mínima universal, isto é, a todos os cidadãos do país, o que a diferencia de benefícios sociais como o Bolsa Família, que no governo Bolsonaro ganhou o nome de "Auxílio Brasil". Segundo a proposta de Suplicy, a renda universal deveria ser suficiente para custear necessidades básicas, como alimentação e moradia, por exemplo. A premissa é que essa política fomentaria o consumo, a circulação de bens e o crescimento da economia.
"Se ao final da minha vida pública, eu tiver 10% da historia de vida desse homem em defesa dos mais pobres, minha jornada terá valido a pena! Extremamente feliz e emocionado com esse encontro!", escreveu Janones nas redes sociais nesta quinta-feira, com fotos ao lado do ex-senador Suplicy. Veja abaixo a publicação:
Se ao final da minha vida pública, eu tiver 10% da historia de vida desse homem em defesa dos mais pobres, minha jornada terá valido a pena!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) August 4, 2022
Extremamente feliz e emocionado com esse encontro! @esuplicy pic.twitter.com/uXqrv4BmTK
Suplicy também publicou sobre o encontro com Janones e anunciou que a proposta da renda básica estará entre as que serão levadas para Lula como condição para a desistência da candidatura do mineiro. "Tive um excelente encontro com o deputado André Janones, que deu o seu apoio à Renda Básica de Cidadania. A proposta será levada daqui a pouco por ele ao encontro que terá com Lula para conversar sobre a sua desistência da candidatura a presidente para apoiá-lo". Veja abaixo a publicação de Suplicy:
Tive um excelente encontro com o deputado @AndreJanonesAdv, que deu o seu apoio à Renda Básica de Cidadania. A proposta será levada daqui a pouco por ele ao encontro que terá com o @LulaOficial para conversar sobre a sua desistência da candidatura a presidente para apoiá-lo. pic.twitter.com/mVXRpgvsTr
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) August 4, 2022
Conforme Janones informou na última sexta-feira (29), há pontos considerados cruciais e que ele não admite flexibilização: pagamento permanente do Auxílio Brasil de R$ 600 mensais, inclusão de todos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e pagamento em dobro para mães solo.
Se Lula aceitar e se comprometer com essas propostas, que agora inclui a renda básica de cidadania, Janones desistirá. "Caso ele assuma esses compromissos, não só com a nossa candidatura, mas com todo o país, publicamente, mostrando inclusive a viabilidade de implementá-los, aí sim passamos a discutir de forma imediata a retirada da candidatura presidencial até aqui lançada. Enquanto isso, a gente segue fazendo a campanha absolutamente normal."
A candidatura de Janones para concorrer ao Executivo federal foi oficializada pelo Avante em 23 de julho, ainda sem candidato à vice-presidência. O prazo para registro da chapa com presidente e vice vai até 15 de agosto.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.