BRASÍLIA - O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, determinou o cancelamento dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de familiares e aliados dele.

A sanção aplicada pelos Estados Unidos veio a público nesta sexta-feira (18/7) à noite após a operação da Polícia Federal (PF) e a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A revogação dos vistos é um ato de efeito imediato, conforme detalhou Rubio em publicação que torna a mencionar a expressão "caça às bruxas", usada primeiro pelo presidente Donald Trump em carta sobre o tarifaço de 50% que o país impôs aos produtos brasileiros. 

.@POTUS made clear that his administration will hold accountable foreign nationals who are responsible for censorship of protected expression in the United States. Brazilian Supreme Federal Court Justice Alexandre de Moraes's political witch hunt against Jair Bolsonaro created a…

— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) July 18, 2025

Rubio justifica que a medida de cancelamento dos vistos é uma resposta à atuação do Supremo Tribunal Federal nos inquéritos em que Bolsonaro é réu. "A caça às bruxas de Alexandre de Moraes criou um cenário de perseguição e censura que não viola apenas os direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende aos americanos", afirmou no X.

O secretário não detalhou, entretanto, quem são os "aliados" do ministro Alexandre de Moraes aos quais também se aplica a sanção de cancelamento de vistos.