Acusado de tráfico

Justiça militar vai julgar sargento preso com 37 kg de cocaína em avião da FAB

Manoel Silva Rodrigues foi preso em junho de 2019 após desembarcar na Espanha transportando 37 quilos de cocaína pura

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 14 de fevereiro de 2022 | 15:44
 
 
 

A Justiça Militar da União marcou para a próxima terça-feira (15) o julgamento de um sargento da Aeronáutica acusado de tráfico internacional de drogas. Manoel Silva Rodrigues foi preso em junho de 2019 após desembarcar na Espanha transportando 37 quilos de cocaína pura. 

O militar estava a bordo da aeronave da Força Aérea Brasileira e participava da missão oficial que acompanhava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro no G20.

Ele foi preso em flagrante pelas autoridades espanholas no aeroporto de Sevilha e denunciado pelo Ministério Público Militar por tráfico internacional de drogas.

De acordo com a promotoria, o sargento viajou na condição de passageiro da aeronave, mas estava escalado para a função de comissário no trecho Sevilha-Brasília, previsto para 26 de junho de 2019. A denúncia contra o militar foi aceita pela Justiça em janeiro de 2020, quando ele virou réu. 

No processo, a defesa do militar pediu para afastar a aplicação da lei sobre tráfico de drogas, e substituir pela regra do Código Penal Militar que tem pena menor. 

A ação penal tramita na primeira instância da Justiça Militar da União, no Distrito Federal. O julgamento nesta terça está previsto para às 9h, mas a sessão não será transmitida. 

Votam os integrantes do Conselho Permanente de Justiça. No caso, o presidente será o juiz federal Frederico Magno de Melo Veras, além de um coronel e três capitães da Aeronáutica. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

*Nota da redação: Inicialmente, o título desta notícia indicava que o militar foi preso com 39 Kg, quando de fato foram 37 Kg. O título foi corrigido às 12h51 do dia 15/02/2021.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!