Ataque aos poderes

PF tenta prender dois por atos de 8 de janeiro e faz buscas contra mais 10

Agentes foram às ruas em MT e na PB para prender 2 e cumprir mandados de busca e apreensão contra 10 investigados

Por Renato Alves
Publicado em 21 de novembro de 2023 | 08:56
 
 
 
normal

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta terça-feira (21) para prender mais dois envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Agentes também foram às ruas para cumprir mandados de busca e apreensão contra 10 investigados, em João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT).

Esta é a 20ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram a invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) com o intuito de criar condições para uma intervenção militar para retirar Luiz Inácio da Silva (PT) da Presidência.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da Lei de terrorismo.

Até o momento, a Lesa Pátria cumpriu, em todas suas fases, 88 mandados de prisão e 367 mandados de busca e apreensão. E, por meio das ações, a PF instaurou 17 inquéritos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!