Listas de candidatos

STJ adia escolha dos nomes para TRF-6, sediado em BH

Votação dos indicados para a primeira composição do novo tribunal foi adiada para dia 9 de agosto, às 10h. Previsão é que a Corte seja instalada dia 19

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 01 de agosto de 2022 | 15:44
 
 
 
normal

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou para dia 9 de agosto a votação dos nomes que vão integrar o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), sediado em Belo Horizonte (MG).

O adiamento foi sugerido para o colegiado ter mais tempo de avaliar as listas enviadas pela OAB, que indicarão nomes da advocacia para o novo tribunal.

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, explicou que as listas foram enviadas pela OAB no último dia 25, durante o plantão judicial. Considerando o tempo curto, ele sugeriu o adiamento para garantir que os candidatos tenham condição de se deslocar pra entrevistas e audiências de apresentação.

Ao todo, o TRF da 6ª Região terá 18 desembargadores. Caberia ao Pleno do STJ formar listas com indicação de 13 desembargadores federais, dois advogados e dois representantes do Ministério Público. Os juízes serão escolhidos por critérios de antiguidade e merecimento.

Uma das vagas já estava “reservada” à desembargadora federal Mônica Sifuentes, que optou pela remoção para o novo tribunal. 

A votação no STJ é secreta e foi remarcada para às 10h. A intenção é conseguir votar a lista pela manhã e já encaminhar os nomes para o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), responsável pela escolha final. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!