Caças às bruxas

Após dizer que há um ‘opositor’ no Inpe, Mourão vai se encontrar com diretor

Nesta terça-feira (15), o vice-presidente havia dito que “alguém no órgão prioriza a divulgação de dados negativos sobre queimadas na Amazônia

Por Fransciny Alves
Publicado em 15 de setembro de 2020 | 19:24
 
 
 
normal

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), vai se encontrar nesta quarta-feira (15) com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo Damião. Na manhã desta terça-feira (15), Mourão havia dito que “alguém” no órgão que faz “oposição” ao governo federal prioriza a divulgação de dados negativos sobre queimadas.

“O que eu disse hoje de manhã é que, na minha visão, quem fala sobre o Inpe é o seu diretor. Ele vem aqui conversar comigo amanhã (quarta). Eu não acho nada. Esse assunto já está pacificado”, disse Mourão ao deixar o Palácio do Planalto, na noite desta terça-feira.

A fala polêmica do vice, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, foi ao comentar sobre dados das queimadas na floresta registrados pelo sistema do Inpe. Ele não soube responder quem seria o opositor ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao divulgar esses dados desfavoráveis.

“Não é o Inpe que está divulgando os dados. É o doutor Darcton lá, que é o diretor do Inpe, que falou isso? Não. É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”, disparou.

Dados

O Inpe não repercutiu sobre as falas de Mourão. De acordo com o instituto, nas duas primeiras semanas de setembro deste ano foram registrados 20.486 focos de queimadas. Este número é maior do que o registrado no mês de setembro do ano passado, quando foram catalogados 19.925 focos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!