Bastidores

Deputados preferem não se posicionar sobre polêmicas para evitar 'perseguição'

Políticos contaram que tem parlamentar 'sofrendo' com perseguição por ter se posicionado de forma contrária aos protestos antidemocráticos

Por Fransciny Alves
Publicado em 02 de junho de 2020 | 12:54
 
 
 
normal

Tem parlamentar mineiro no Congresso Nacional que está evitando criticar o governo federal publicamente com receio de ser perseguido por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A coluna procurou, nos últimos dias, deputados para comentar sobre as manifestações do último fim de semana e a possibilidade de impeachment do chefe do Palácio do Planalto, e vários políticos preferiram se abster.

Segundo um deles, tem deputado federal “sofrendo” com perseguição por ter se posicionado de forma contrária aos protestos antidemocráticos realizados por simpatizantes do presidente e a vida se transformou em um “verdadeiro inferno”. Soma-se a isso ainda o fato de que vários políticos fazem parte do chamado “centrão” do Legislativo, que tem sido favorecido pela União por conta de acordo fechado com Bolsonaro.

“A gente sabe que não está correto ele participar desses protestos antidemocráticos e de várias ações dele, mas se soubesse o inferno que esses apoiadores têm feito. Vão pra frente da casa do deputado gritando, atacam nas redes sociais, perseguem familiares. Não tem sossego. Não tem paz. Estamos preferindo evitar qualquer coisa que possa trazer dor de cabeça”, desabafou um líder mineiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!